Vamos entender como a Logística 4.0 afeta importadores e exportadores de todos os níveis de experiência para que, de uma forma geral, estes (vocês) compreendam melhor tais conceitos que trazem aperfeiçoamentos para os processos logísticos das empresas do Comércio Exterior.
A evolução da logística vem acompanhando as históricas Revoluções Industriais, sobretudo com o avanço das tecnologias que impactam com frequência os processos produtivos.
É certo dizer, assim, que a tecnologia permite alterações nos modelos de produção, armazenamento e distribuição, exigindo a adaptação em todos os setores.
Quer saber mais sobre como a sua empresa se encaixa nisso? Leia o artigo até o final para então, descobrir o que precisa ser feito!
O que é Logística 4.0?
A Logística 4.0 é considerada uma nova fase da logística operacional, permeada de conexões inteligentes que otimizam a velocidade, o ganho de eficiência, reduzem custos assim como ampliam a disponibilidade de informações.
Com isso, a tomada de decisão apoia-se em dados produzidos na própria empresa, a partir da troca de informações constante com clientes, embarcadores, transportadoras, armazéns assim com todos os envolvidos na cadeia logística.
Atualmente, o mundo passa pela 4ª Revolução Industrial, esta que dá origem ao conceito de Logística 4.0. Ela é marcada pelo desenvolvimento de técnicas de automação e de troca de dados, também conhecida como a Internet das Coisas (Internet of Things – IoT).
Qual é o objetivo da Logística 4.0?
Neste atual momento da Logística 4.0 a tendência é que haja a automatização completa das fábricas em busca do aumento da eficiência operacional na linha de produção e nos estoques, por meio do conhecimento e da comunicação gerados pelas ferramentas de recursos cibernéticos e da computação em nuvem.
As fábricas inteligentes possibilitarão uma produção avançada que irá potencializar os rendimentos em escala global para a melhoria contínua da qualidade de vida da população. A realidade da Logística 4.0 faz com que as empresas invistam em novos recursos tecnológicos, a fim de conquistar novos mercados e sair na frente dos concorrentes.
Dessa forma, o objetivo alcançado com a novidade da Logística 4.0 marcou a 4ª Revolução Industrial, afetando toda a economia, transformando os negócios, a sociedade e o estilo de vida, sempre alinhados às novidades tecnológicas de vanguarda.
Como foi a evolução da Logística?
Desde a 1ª Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra no século XVIII, os processos industriais acompanham e se adaptam às necessidades da evolução da Humanidade. Esse foi então, o caso da mecânica e do maquinário a vapor, que permitiram expandir as fábricas, metalúrgicas e os transportes por meio da mecanização dos processos de trabalho.
Em seguida, na 2ª Revolução Industrial no século XIX, ocorreu uma grande especialização na mão de obra por conta da industrialização em massa na produção de bens, gerando eficiência na linha de produção direto do chão de fábrica.
Eis que a 3ª Revolução Industrial, em meados do século XX, marca o início da transformação digital. Com ela se deu a popularização da internet, juntamente do uso de softwares e dispositivos móveis.
Quais os elementos presentes na Logística 4.0?
As características presentes na Logística 4.0 são adaptações, visto que acomodam os requisitos industriais mais sofisticados, que são:
- Dimensão física da cadeia de suprimentos;
- Dimensão da cadeia de valor de dados digitais;
- Gerenciamento do estoque do armazém;
- Identificação da visão do usuário;
- Redução na perda de ativos;
- Economia nos custos de combustível; e
- Criação da eficiência da frota.
A Logística 4.0 e as principais tecnologias
Antes era comum manter grandes estoques, mesmo correndo riscos de sofrer perdas por conta de prazos de validade vencidos ou dificuldades no armazenamento.
A logística é diretamente impactada por toda essa inovação, portanto, é essencial aplicar a gestão inteligente de estoques, pensando em práticas que mantenham a empresa relevante no seu nicho.
Big Data
É o conjunto de dados gerados pelo rastreio de informações do usuário no ambiente digital, com o qual é possível obter insights importantes para o melhor desempenho do negócio e para a tomada de decisão.
Inteligência Artificial
É o ramo da ciência da computação que busca simular a inteligência humana por meio de uma máquina regida por algoritmos que usam técnicas para demonstrar esse comportamento.
Internet das Coisas (IoT)
Refere-se à interconexão digital de objetos cotidianos com a internet, ou seja, é a rede de objetos físicos que transmite dados.
Machine Learning
É o método de análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos, identificando padrões ou tomando decisões com o mínimo de intervenção humana.
Os impactos e os benefícios da Logística 4.0 nos seus negócios
A implantação de novas tecnologias causa mudanças benéficas nos processos atuais das empresas, dentre as quais podemos citar:
- Redução de estoques, de perdas e desperdícios;
- Otimização de frotas e eficiência de roteirização;
- Aumento da satisfação do cliente;
- Otimização de espaço e de custo de armazenamento.
Como preparo a minha empresa para a Logística 4.0?
Para se destacar e se manter no mercado internacional é necessário investir em tecnologia, bem como se adaptar ao novo momento. Por isso, confira algumas dicas que ajudarão a sua empresa a alavancar vendas e se manter firme no mercado em que atua:
- Mantenha-se informado das tendências;
- Invista na comunicação e na troca de dados;
- Faça a implantação de um bom software gerencial;
- Use a mobilidade a seu favor.
A Cheap2Ship e a Logística 4.0
A Cheap2Ship é a startup considerada uma das mais inovadoras em tecnologia do Comércio Exterior, pois conta com uma plataforma de negociação de fretes projetada e especializada para o embarcador executar as suas operações de importação e de exportação.
Sempre em busca de novidades e de inovações, tem o objetivo de trazer cada vez mais transparência para o mercado logístico assim com o de Supply Chain.
Com uma ferramenta especializada em negociações de cotação de fretes, todos os seus fornecedores estarão em um único ambiente digital, diminuindo drasticamente a burocracia com a interminável troca de e-mails.
Além disso, através do dashboard de indicadores você ainda tem benefícios como: gestão da rotina diária, agilidade no processo, alto nível de serviço e compliance.
A partir do cadastro de seus fornecedores na plataforma, é possível receber em um só lugar e no prazo de resposta que você determinar as cotações solicitadas. Ou seja, a plataforma negocia por você.