Armador X Agente de Cargas: qual desses escolher em uma cotação de fretes internacionais?

O transporte internacional é considerado como parte estratégica de qualquer negócio ou empresa. As oscilações de mercado por inúmeras variáveis tornam ainda mais frágil o gerenciamento de riscos na operação internacional e dificulta a cotação de frete.

Fatores como a pandemia ou até mesmo o encalhe do navio Ever Given no Canal de Suez mostraram o quão vulnerável é o transporte marítimo e como o cenário pode mudar em pouco tempo.

Com diversos fatores externos que não podem ser controlados pelo importador ou exportador, é necessário buscar as melhores opções de frete internacional com o intuito de minimizar riscos e reduzir custos.

A negociação na contratação do frete marítimo é base fundamental para iniciar a operação logística.

Definir a melhor opção de frete exige análise de vários detalhes que irão fazer total diferença no processo, e contratar diretamente o Armador ou o Agente de Cargas é uma delas.

Principais diferenças entre Armador e Agente de Cargas

O transporte marítimo é o principal modal utilizado para transporte de cargas.

A contratação do frete pode ser feita diretamente ao  armador ou a partir de um  agente de  cargas.

O Armador executa o transporte de carga entre os portos e opera os navios e rotas existentes.

Apesar de ser conhecido como “proprietário” do navio, em muitos casos, pode operar a partir de concessão utilizando navios e contêineres   de terceiros.

Existem três tipos de rmador, a saber:

  • Proprietário: conhecido como dono do navio;
  • Gerente: opera embarcações de outros proprietários;
  • Locatário: possui  autorização para administrar navio de terceiros.

Por outro lado, o  agente de  cargas é responsável pela intermediação entre o  armador e os importadores ou exportadores na reserva de contêineres e espaços nos navios, oferecendo a melhor opção ao cliente.

Neste caso, a empresa irá informar os dados de embarque ao  agente de  cargas, que irá analisar a melhor condição oferecida entre os  armadores, de acordo com a necessidade de cada cliente.

O que levar em consideração ao escolher o frete internacional?

O importador ou exportador deverá ter em mente de forma clara qual é a sua principal necessidade ao solicitar uma cotação de frete internacional.

O fator preço nem sempre será a melhor opção quando o cliente necessita de um frete com menor transit time.

Independentemente se a carga é seca, refrigerada ou se possui particularidades fora do padrão, alguns pontos são básicos na hora de negociar, os quais veremos em seguida.

Tempo de trânsito

Avaliar a melhor rota como sendo direta ao seu porto de destino ou  se haverá transbordo irá impactar no seu planejamento interno ou de seu cliente, no caso de exportação.

Existem muitas alterações efetuadas pelos  armadores sem aviso prévio ao embarque, mas muitos casos são possíveis de  se identificar já no momento da cotação do frete.

Free time

O free time (tempo livre) refere-se ao tempo que o importador pode ficar com o contêiner  depois da chegada no porto. Após o prazo estabelecido, é iniciada a cobrança da multa, que é calculada diariamente.

Neste caso, é importante negociar um prazo que seja suficiente para desembaraçar e devolver o contêiner  antes do vencimento. O free time é variável conforme o tipo de contêiner,  armador contratado e rotas.

Per diem

Custo cobrado pela sobreestadia do contêiner, sendo aplicada uma multa após o vencimento do período livre (free time). Esse custo é cobrado geralmente em dólar e varia de acordo com cada negociação, podendo ser de USD 80 a USD 300.

Prazo de pagamento

O custo do frete varia conforme a origem. Fretes da Ásia para o Brasil possuem um custo elevado, portanto, negociar o prazo de pagamento do frete e taxas auxilia no fluxo de caixa da empresa.

Outros pontos também podem ser utilizados na negociação, como informações referentes a volume e regularidades dos embarques.

Quando devo cotar o frete internacional com o Armador?

É necessário avaliar qual o volume da empresa ao tratar uma negociação direta com o  armador. Alguns pontos devem ser levados em consideração que podem  ser vantagem ou desvantagem para seu negócio, a saber:

Volume atrativo

A negociação com o  armador ocorre geralmente com empresas que possuem alto volume de importação ou exportação, já que conseguem melhores preços devido ao poder de barganha.

Estrutura do Armador

Os  armadores são empresas multinacionais com grande estrutura, que oferecem uma maior garantia para os casos em que houver algum problema e a necessidade de recorrer à esfera jurídica.

Visibilidade de opções

Maior acesso direto aos preços e escolha das datas de embarque no site do armador.

Limitação no atendimento

Como ponto negativo, existem limitações no atendimento devido à alta demanda de fretes. Nestes casos, o cliente tem dificuldade em obter retorno do armador, além de não conseguir informações mais precisas da operação.

Além disso,  se não tiver um volume  considerável e até mesmo uma rotina de embarques, dificilmente o cliente conseguirá um preço mais atrativo.

Quando devo cotar o frete internacional com o Agente de Cargas?

Os  agentes de  cargas possuem um papel importante na cadeia logística, pois são empresas com conhecimento de mercado que oferecem soluções no momento de contratar o frete.

No entanto, é necessário analisar os principais pontos para verificar se esta contratação direta atende os requisitos para sua empresa.

Prazo de pagamento

Devido ao volume negociado diretamente com os  armadores, os  agentes conseguem um melhor prazo para pagamento do frete e taxas.

Solução  de problemas

Uma vez que têm experiência e contato com todos os  armadores, os  agentes conseguem filtrar possíveis gargalos na operação ou até mesmo facilitar a resolução de problemas durante a logística da carga.

Atendimento

Possuem atendimento diferenciado independentemente do volume da sua empresa, trazendo soluções com mais agilidade nos retornos.

Preço

Conseguem preços competitivos independentemente do volume, devido ao importador ou exportador estar no “guarda-chuva” do  agente perante o armador.

Entretanto, um ponto negativo na cotação de frete internacional com agentes de  cargas é que o Brasil possui um alto número de  agentes no mercado e, com o alto número de concorrentes, as ofertas de serviço podem não ser reais.

Além disso, alguns podem inserir taxas que o cliente acaba não percebendo.

Dicas para escolher uma cotação de frete internacional

Negociar e contratar o frete é uma responsabilidade que exige cautela e análise.

O contratante deverá informar com precisão os dados do embarque, como tipo da carga, origem, destino, peso líquido e bruto, dimensões etc.

O importador ou exportador deve conhecer a estrutura e pessoas da empresa  prestadora do serviço.

Dessa forma, solicitar quais clientes a empresa já atende e entrar em contato para analisar os pontos fortes e fracos do seu potencial parceiro comercial é fundamental para a tomada de decisão.

Deve-se estar atento se a empresa terá o suporte necessário no caso de algum imprevisto na operação, assim como a transparência nas informações da cotação.

Negocie seu frete internacional com a Cheap2Ship

Efetuar a cotação de frete internacional faz parte de uma operação de Comércio Exterior, mas é importante ter visibilidade de diferentes opções de uma maneira organizada e transparente.

A plataforma Cheap2Ship oferece de forma estruturada as cotações de seus parceiros, além de sinalizar qual é o melhor preço lançado na plataforma.

Totalmente online, esse modelo facilita tanto na gestão dos preços praticados quanto na conferência do fechamento do processo, garantindo assim que os preços e condições do frete sejam cumpridos pelo prestador de serviço.

As informações ficam salvas na plataforma, contribuindo com o compliance e são disponibilizadas através de dashboard como métricas para relatórios gerenciais.

A Cheap2Ship oferece em um único lugar o cadastro de todos os seus parceiros, onde serão lançadas as cotações em que a plataforma irá negociar para você com agilidade e alto nível de serviço.