Agente de Cargas X Armador: Como escolher o melhor operador para suas demandas

Para os atuantes do comércio internacional existe um paradigma interessante entre escolher entre trabalhar diretamente com o armador ou por intermédio de um agente de cargas. Não se pode dizer que uma solução ou outra é a ideal, mas é possível entender com facilidade qual delas não se encaixa para uma determinada empresa ou operação.

De um lado, o agente de cargas com seus vendedores insistentes e persuasivos, com atendimentos diferenciados e propostas de parcerias estratégicas. E do outro, o armador, que possui a única coisa que o agente de cargas não tem: o navio.

A falta do navio é a maior fragilidade do agente de cargas, pois é a linha tênue entre ter a carga a bordo da embarcação ou não.

Toda empresa pode escolher com qual trabalhar, seja um agente de cargas grande ou pequeno, ou um armador gigantesco ou médio. Existem pontos positivos e negativos em cada opção, além dos segredos, claro, que serão contados aqui.

Confira a seguir!

Quem é o agente de cargas?

Agente de cargas, NVOCC (Non-Vessel Operation and Common Carrier), freight forwarder ou simplesmente “agente”, é uma figura intermediadora comum no Comércio Exterior. Apesar de o seu nome remeter a atravessador, é uma figura do bem, pois tem a condição de oferecer diversos serviços que a companhia aérea e o armador por vezes não podem.

Quem é o agente de cargas?

Em termos gerais, o agente de cargas é quem compra frete e espaço do armador e revende no mercado, intermediando a negociação, faz solicitação de reserva (Booking), embarque, conferência de documentos, alterações, acompanhamento, chegada e entrega da carga para o importador.

Vantagens de contratar o Agente de Cargas

Certamente a velocidade de resposta é uma vantagem para se levar em consideração ao se contratar um agente de cargas, contudo, não é a única.

Alguns motivos para evitar trabalhar diretamente com o armador e optar por um agente de cargas são:

  • consolidação de outras cargas;
  • prazos de pagamentos flexíveis;
  • facilidade na negociação (inclusive por existirem muitas opções no mercado);
  • preço atrativo;
  • atendimento local (que muitas vezes o armador não possui); e
  • alguns dribles (juridicamente possíveis) na burocracia.

Desvantagens de contratar o Agente de Cargas

Se o agente de cargas tem tudo, o que lhe falta? Em suma, falta a certeza de que a carga irá embarcar.

Isso também pode acontecer com o armador, claro, mas se existe alguém (ou algo) que pode controlar de fato o que entra e sai do navio é o dono dele (ou operador dele, no caso da maioria dos serviços existentes atualmente).

Quem é o Armador?

O armador é a pessoa jurídica que opera determinados espaços dentro de um navio.

Quem é o Armador?

Ele pode ou não ser dono do navio, mas é dono daquele espaço. Por isso que existem joints de armadores operando em um mesmo navio, já que eles dividem o espaço em determinada saída junto com os seus custos.

No meio de tudo isso está o NVOCC, que é o operador de navios sem navios. Nesse sentido, ele compra espaços e emite conhecimento de cargas. Este NVOCC pode ser um agente ou um consolidador de cargas, que não é armador, apesar de muitas vezes se apresentar como tal.

Vantagens de contratar o Armador

Além de falar diretamente com o dono do espaço em determinado navio, existem vantagens em contratar o armador diretamente. Uma delas é a certeza de que taxas abusivas no meio do caminho serão evitadas.

Uma vez que o armador é o dono do navio, ele também é o dono dos contêineres, o que pode gerar facilidade com free time e diárias de sobre estadia de contêiner (demurrage).

Desvantagens de contratar o Armador

Por serem figuras gigantescas no comércio internacional, os armadores podem falhar principalmente nos quesitos de atendimento e tempo de resposta.

Dessa forma, a não ser que a empresa movimente milhares de contêineres anualmente com determinado armador, ela não terá atendimento exclusivo e acabará falando com o customer service do site ou com um atendimento eletrônico.

Dicas para saber quem escolher

Cada operação possui uma necessidade diferente. Há empresas com um enxuto departamento de Comércio Exterior, mas que gerencia muitos processos iguais. Enquanto outra empresa conta com dezenas de pessoas na operação, porém uma quantidade até pequena de processos que são complexos e diferenciados a cada embarque.

Dicas para saber quem escolher

Os exemplos acima demandam necessidades diferentes, ou seja, precisam de coisas diferentes no dia a dia. Isso pode variar conforme os casos aéreos, marítimos, multimodais e INCOTERMS (Termos Internacionais de Comércio), porque dependendo de qual for o termo, o analista de importação precisa agir mais sobre o processo.

Agente de Cargas

Trabalhar com um agente de cargas é indicado para as empresas que possuem:

  • operações mais complexas;
  • alterações frequentes em documentos;
  • cotações a cada embarque;
  • prazos de pagamentos longos;
  • serviços acessórios (transporte rodoviário, desembaraço aduaneiro, seguro internacional, gestão de processos, desenvolvimento de fornecedores etc.).

Diferentemente dos armadores que são poucos presentes no mundo, o mercado de agenciamento de cargas é repleto de opções.

Por isso, existem especialistas em cargas de importação da Ásia, em mercado farmacêutico, em mercado de frutas, de exportação de madeira, de commodities, de projetos. Sendo assim, no Brasil existem agentes de cargas globais – presentes no mundo todo –, tanto quanto locais – que estão apenas no Brasil –, mas atuam com parceiros pelo mundo.

Armador

As operações mais comuns com os armadores são aquelas de grande volume, que são repetidas, ou seja, uma proposta que gera muitos embarques, casos em que o frete é contratado pela outra parte, que muitas vezes é gigantesca e trabalha com o armador direta e globalmente.

Nas situações em que o armador possua verticais específicas de atendimento para alguns produtos, ele costuma direcionar times de atendimento treinados e exclusivos, por exemplo, nos casos das frutas, proteínas (carnes de todos os tipos), produtos químicos, farmacêuticos, projetos de cargas superdimensionadas etc.

O melhor operador das suas demandas estará na Cheap2Ship

Independentemente se a sua empresa tem características para trabalhar diretamente com o armador ou com um agente de cargas, a Cheap2Ship é o melhor operador das suas demandas de transporte internacional por conseguir reunir de maneira fácil e simples as ofertas de agentes de cargas homologados e aprovados pelo time de especialistas mais preparados do mercado.

Fale com os nossos especialistas e tenha acesso à melhor plataforma de negociação de fretes com inteligência digital.