O comércio exterior engloba um processo dinâmico e abrangente que exige conhecimento tanto na legislação aduaneira quanto no planejamento logístico. Isso quer dizer que certamente o frete internacional e ciência de dados são grandes aliados na estratégia das empresas.
Afinal, custo e agilidade são primordiais para o sucesso de qualquer companhia.
O avanço tecnológico e informações em tempo real a partir de vários locais do mundo tornou mais fácil a tomada de decisão a partir de dados. Assim, com comparativos assertivos e análises bem elaboradas, é possível contratar fretes mais competitivos e com melhores condições.
A contratação do frete feita de forma estratégica e bem estruturada poderá evitar a tão temida demurrage e/ou gerar saving no seu embarque.
Em suma, entender todas as diretrizes e aplicar estratégias no seu processo é o que resultará na qualidade e agilidade da sua operação. Além disso, reduzir custos, evitar atrasos e receber a mercadoria sem avarias são fatores essenciais para manter a competitividade do seu negócio.
O que é ciência de dados?
A ciência de dados é um ramo da tecnologia capaz de identificar padrões de consumo e analisar dados econômicos, sociais e culturais que auxiliem nas estratégias que deverão ser aplicadas por cada empresa.
Essas informações são geradas através de inteligência artificial a partir de cliques em sites, imagens e qualquer outra informação disponível na internet. Esses acessos basicamente deixam um “rastro” de preferências dos consumidores.
Ela é, portanto, considerada a junção entre ciência da computação, matemática, estatística e negócios e está se tornando uma das partes fundamentais nas organizações.
Por fim, esse tipo de ciência auxilia na solução de problemas a partir da análise de dados e algoritmos, criação de novos produtos, mudanças significativas nos negócios e até mesmo nas organizações.
Tecnologias usadas para a tomada de decisões com base em dados
O frete internacional e ciência de dados fazem parte da rotina de qualquer empresa que opere no comércio exterior.
Com a pandemia, os fretes sofreram um aumento de até 500% impactando diretamente no custo do produto.
O acesso a dados promove competitividade através de maior foco no cliente, decisões mais assertivas e agilidade na identificação de oportunidades a partir das movimentações do mercado.
São diversas formas de captar informações de consumo a partir da internet e com o aumento do mercado eletrônico isso se torna cada vez mais fácil e rico em detalhes.
Assim, algumas tecnologias são utilizadas como forma de adquirir o máximo de dados possível.
Big Data
Esse modelo representa uma coleta de dados em grande escala com estruturação para análise posterior. Dessa forma, isso garante maior variedade com volumes crescentes e velocidade na captação.
O Big Data possui 5 conceitos considerados mais importantes, sendo: volume, velocidade, variedade, veracidade e variabilidade.
Assim sendo, são armazenados diferentes dados variados a partir de cliques em anúncios, logins em sites, endereço de IP, histórico de buscas etc.
Os conjuntos de dados são tão extensos e complexos que não podem ser processados por softwares comuns.
Machine Learning
O Machine Learning consiste em um conjunto de métodos capaz de identificar padrões e fazer previsões por meio de algoritmos através de inteligência artificial, sendo um subconjunto de inteligência artificial.
Envolve construção e desenvolvimento, sendo considerado mais próximo de uma engenharia de software.
É utilizado principalmente no meio corporativo como o Google Tradutor, sugestões de filmes em aplicativos e até o direcionamento de e-mails para caixa de spam.
Business Intelligence
Conhecido como BI, é responsável pela análise de dados que torna possível uma visualização de maneira estruturada para tomada de decisão proporcionando inteligência para os negócios.
Além da organização dos dados, essa ferramenta proporciona maior facilidade na visualização das informações de forma clara e rica em detalhes.
Existem alguns softwares disponíveis no mercado capazes de gerar relatórios gerenciais com grande detalhamento com base na ciência de dados e até mesmo dashboards para frete internacional.
IA (Inteligência Artificial)
A Inteligência Artificial executa atividades complexas feitas anteriormente somente por humanos. É uma tecnologia que possibilita dispositivos eletrônicos agirem de maneira que lembra o pensamento humano.
Ela é basicamente programada para resolução de problemas lógicos com mais autonomia para tomar decisões.
IAs são, por exemplo, os assistentes de voz, como a Siri e Alexa, ou até mesmo o reconhecimento facial.
A capacidade dependerá da sofisticação no qual são desenvolvidos, podendo ser extremamente avançados.
Como a ciência de dados pode ser útil na contratação de fretes internacionais
O frete internacional impacta diretamente na estratégia da empresa e, como falamos, a pandemia de Covid-19 deixou isso ainda mais em evidência a importância da logística internacional no desempenho das empresas.
Desse modo, através de dados coletados, é possível a comparação entre as cotações de diferentes prestadores de serviço que torna possível avaliar quais as melhores opções do mercado.
Análise de dados fiéis
A base de dados precisa ser de fontes confiáveis e que apresentem inúmeras possibilidades para tornar uma gestão mais eficiente, garantindo diferencial competitivo para a empresa.
Geralmente são informações reais extraídas a partir de comportamentos de consumidores por meio da internet onde são gerados dados estatísticos que servirão para acompanhar tendências ou estratégias.
Dessa forma, a empresa precisa direcionar hierarquias e ligações entre os dados para garantir informações pertinentes à realidade.
Geração de Insights
Os insights são essenciais no ambiente corporativo, visto que permitem ideias inovadoras e desenvolvimento.
A partir de um grande volume de dados, é possível organizar de forma estruturada informações que gerarão insights. Uma base de dados sem qualquer organização para análise estratégica se torna apenas dados.
O mais importante na ciência de dados é utilizá-lo como forma de estratégia para seu negócio.
Modelagem de custos
Com dados extraídos de diferentes fontes, o frete internacional e a ciência de dados caminham em paralelo para comparativos de mercado e formação de preço.
Isso porque outros fatores influenciarão nos custos, como alternativas de rotas, taxas aplicadas, locais de embarque e desembarque etc.
Os dados precisos contribuirão para a acuracidade e assertividade do custo não só do frete, como também o total da operação.
A Cheap2Ship encontra as melhores rotas para o seu frete internacional
São inúmeros os fatores que podem impactar de forma negativa sua operação logística trazendo custos e atrasos. Portanto, operar de forma inteligente reduz os riscos nos seus processos e simplifica o dia a dia para tomada de decisão mais assertiva.
A Cheap2Ship oferece uma solução completa para frete internacional e ciência de dados de forma simples e ágil.
Através de uma plataforma online, sua empresa poderá operar com diferentes prestadores de serviço, possibilitando uma visibilidade simples e organizada para a melhor cotação de frete. Sua empresa poderá analisar diversas rotas e preços que melhor se aplicam ao seu negócio de acordo com cada embarque.
Além de auxiliar na conferência dos serviços contratados tanto em relação ao preço quanto aos prazos.
Com a Cheap2Ship, a informação fica armazenada num só local evitando trocas de e-mail, perda de tempo e de informações, podendo gerar relatórios gerenciais para análises comparativas.
Entre em contato e conheça nossas soluções garantindo um embarque seguro e ágil.