2023: o ano da busca por redução de custos e automação de processos no Supply Chain

Neste artigo abordaremos a temática da automatização de processos no Supply Chain internacional, considerado como o sistema que abrange todas as etapas logísticas das empresas, desde a solicitação do cliente até a entrega no destino final, sempre apresentando soluções que reduzem os custos, bem como mantém relações comerciais com os consumidores com maior agilidade.

A tecnologia possibilita o melhor gerenciamento dos processos de Supply Chain com maior eficiência e eficácia, o que auxilia as empresas a ganharem espaço em novos mercados, como também racionaliza os procedimentos de forma mais produtiva e com uma melhor vantagem competitiva perante a concorrência.

Continue a leitura até o final e se surpreenda! Vamos Juntos?

Por que a transformação digital é necessária no Supply Chain do comércio exterior?

Logo após todas as mudanças causadas pela crise sanitária, a transformação digital no comércio exterior, por meio da automatização de processos no Supply Chain, tornou-se uma iniciativa de grande importância para a inovação dos procedimentos logísticos internacionais, pois foi necessário que ocorresse a recriação dos padrões com a utilização da tecnologia de ponta.

Desta forma, os processos operacionais tornaram as empresas menos dependentes de outros recursos, sendo evidente para todos que atuam no comércio internacional que as lições aprendidas com o acontecimento, fez com que o setor se reinventasse para conseguir sobreviver, tomando as iniciativas por meio de ações disruptivas.

Ou seja, cada vez mais as empresas se rendem às novas tecnologias nas operações, por meio da Inteligência Artificial, computação em nuvem ou o Big Data, dentre outras ferramentas de automação digital que trazem inúmeras oportunidades de investimento ou novas possibilidades no mercado externo.

A transformação digital reestrutura os processos vitais das empresas de uma forma que consigam alcançar bons resultados, além de se manter presente em todas as etapas do fluxo logístico internacional.

Como resultado, otimiza o uso de recursos, agiliza a execução de rotinas com a integração de todos os agentes externos, gerando maior competitividade dos produtos nos mercados alvos escolhidos.

O que já mudou com a automatização dos processos no Supply Chain?

Com toda a certeza a transformação digital com a automatização dos processos no Supply Chain trouxe diversos benefícios para as tarefas realizadas, como por exemplo, porto sem papel, novo processo de importação e o Siscomex via web.

O destaque dado para a ampliação da utilização de novas tecnologias e rotinas operacionais, por meio da Inteligência Artificial, impacta de forma bem positiva a tomada de decisão, pois estará baseada em dados, os quais otimizam processos, identificam oportunidades em novos mercados e ainda ajuda na análise da concorrência.

A tecnologia de ponta melhora a acurácia dos resultados, pois substituirá tarefas repetitivas por automáticas, com maior assertividade na conferência de dados, evidentes para o auxílio no desempenho do trabalho.

De que forma a automação de processos impacta no Supply Chain internacional?

Para que as empresas iniciem a aplicação dos benefícios da automatização dos processos no Supply Chain é necessário saber quais são as reais necessidades no momento atual que passam.

Em princípio, o gestor precisa fazer um planejamento financeiro para saber o quanto investir na tecnologia que irá auxiliar na agilidade operacional, sem gastos excedentes, focando em alguns pilares principais, como:

  • melhor visibilidade;
  • processos digitalizados;
  • adoção da internet das coisas;
  • utilização de dispositivos móveis.

Maior controle da cadeia de suprimentos

A tecnologia contribui com a redução de tempo para acessar os produtos, ou seja, por meio de processos automáticos, que integram dados, o gestor consegue fazer a análise das atividades operacionais e do histórico do cliente, eliminando gargalos e percebendo o que mais o cliente consome, em quanto tempo ou em qual período.

Diante do acesso das informações de cada sistema que controla os processos, os dados fornecidos entram na estratégia gerencial para a análise do desenvolvimento das operações logísticas. Assim, o planejamento tem maior agilidade, sendo alimentado automaticamente e se tornando cada vez mais eficiente.

Desta forma, o gestor terá maior controle da cadeia de suprimentos com um aumento na eficiência das operações internacionais, além do aumento na agilidade dos fluxos operacionais em tempo real.

Otimização dos processos

Com a aplicação da automatização dos processos no Supply Chain, a logística operacional dos torna-se mais assertiva, por conta da melhoria na definição de rotas eficientes, em percursos com maior produtividade e menores custos.

Bem como a organização do estoque que receberá a contribuição na movimentação interna das mercadorias, sem erros e em menos tempo, por meio do trabalho de robôs autônomos que realizam tarefas pré-definidas.

Ferramentas da automatização dos processos no Supply Chain

O investimento em ferramentas que dão origem ao comex 4.0 é importante pelo fato de que as empresas tenham maior capacitação em soluções direcionadas para as suas atividades, por meio de parceiros operacionais especialistas em tecnologia de ponta.

Bem como, pensar na questão da segurança da informação para que tenha relevância no momento da escolha pelo tipo de recurso tecnológico ideal para a sua demanda real.

Automação da cadeia de suprimentos

As ferramentas digitais para a automatização dos processos no Supply Chain trazem maior assertividade na mensuração dos resultados obtidos em toda a cadeia, passando pelas etapas operacionais de uma forma automatizada, que fornecerá maior suporte na tomada de decisão da alta gestão, os quais conseguirão manter o foco no negócio empresarial.

Big Data

Esta ferramenta efetua uma análise de dados para o processamento das informações pertinentes para as empresas, com a intenção de chegar às conclusões mais satisfatórias e que oferecem as oportunidades estratégicas para que os gestores explorem da melhor forma possível.

O Big Data baseia-se no uso avançado da captura, armazenagem e no processamento dos dados em grandes volumes.

Processos do Supply Chain mais “resilientes” com a tecnologia

Por meio de análises e soluções adequadas, a automatização de processos no Supply Chain poderá ser monitorada, de uma ponta até a outra, de forma muito mais ágil, pois com a implementação das tecnologias ocorre a transformação digital que vai impactar diversos setores.

Atualmente, constata-se que a digitalização eleva o patamar da competitividade do negócio, melhorando a conexão com os stakeholders, além de aumentar a eficiência e a agilidade da cadeia de suprimentos, a qual fomenta o “Supply Chain resiliente”.

Isto é, a automatização de processos no Supply Chain resulta na cadeia de valor que possuirá a habilidade em se adaptar na recuperação de um evento disruptivo, mitigando o impacto na experiência do cliente, nos custos operacionais e também na sustentabilidade do negócio.

2023: um Supply Chain mais eficiente

Diante de um cenário de muitas incertezas e agitação no ambiente negocial das empresas, as equipes da cadeia de suprimentos precisam lidar com desafios imprevisíveis e constantes.

Por isso, é primordial ter um bom planejamento estratégico para saber agir com relação às oscilações no mercado, ficando sempre à frente das tendências em gestão de Supply Chain, para o alcance do sucesso empresarial.

Para os próximos anos, as tecnologias digitais serão adotadas para a automatização de processo no Supply Chain, na intenção de melhorar a tomada de decisão e a gestão de armazéns.

Listamos abaixo, algumas dessas previsões que já acontecerão em 2023, a saber:

  • robôs autônomos;
  • eficiência em compartilhar dados;
  • microsserviços para alavancar a produtividade;
  • tecnologia cloud para a gestão do negócio

 

Quer saber mais sobre a Cheap2ship e como ela pode ajudar sua empresa a reduzir custos em fretes? Clique no link abaixo:

QUERO SABER MAIS SOBRE A CHEAP2SHIP