Você já parou para pensar como a presença da inteligência artificial no comércio exterior pode impactar em seus processos de Desembaraço Aduaneiro e demais tarefas operacionais positivamente?
Pois é, muitas empresas nem percebem ainda a importância da tecnologia nos seus procedimentos internacionais. Isso porque estão mais envolvidas com a inserção de novos produtos em seus catálogos, ou atualizando os seus bancos de dados com os respectivos códigos tarifários.
Porém, vale ressaltar que somente a execução dessas ações não é suficiente para que a sua empresa de comércio exterior avance com inteligência e desempenhe todos os processos necessários com maior conformidade.
Sabemos que o cenário do comércio exterior está estruturado em procedimentos burocráticos e complexos. Tarefas são executadas por meio de sistemas sem integração e sob alto risco de erro humano. Além disso, há pouca praticidade e padronização nas demandas internacionais.
Contudo, desde 2018, os processos de importação no nosso país estão passando por uma renovação. O objetivo é modernizar os padrões internacionais por meio do Decreto nº 9.326/2018 que aprovou o Acordo de Facilitação de Comércio.
Continue a leitura deste artigo e saiba mais como a tecnologia avançada poderá auxiliar os processos do comércio exterior.
O que é Inteligência Artificial?
A Inteligência Artificial é uma subárea da Ciência da Computação que desenvolve meios para que máquinas executem tarefas da mesma forma como o ser humano atua em suas demandas operacionais.
Ou seja, existem sistemas operacionais e de tecnologia muito avançada que têm como base comandar a execução de tarefas repetitivas e simplificadas. Assim como resolver tarefas mais complexas, com o trabalho de máquinas e de equipamentos controlados.
Assim, a inteligência artificial nas empresas auxiliará na previsibilidade comportamental do cliente, pois baseiam-se em situações passadas para a realização de um prognóstico assertivo no momento que o gestor precisar tomar decisões futuras.
Nesse sentido, a inteligência artificial no comércio exterior ajudará no preenchimento de lacunas para a identificação de padrões e automatização de processos. E, ainda, melhorará o engajamento das equipes operacionais entregando um alto desempenho na solução das demandas e na eficácia interativa junto do cliente final.
Qual é a diferença entre Deep Learning e Machine Learning?
Em princípio, é válido destacar que a inteligência artificial traz um conceito amplificado do que é o uso da tecnologia nas tarefas do comércio exterior. Além de englobar os termos Deep Learning e Machine Learning. Vamos então contextualizar melhor esses dois conceitos:
Machine Learning
O Machine Learning é um subconjunto dentro da inteligência artificial. Ele funciona como o programa que faz com que a máquina consiga aprender por conta própria, sem a necessidade da ajuda humana. Da mesma forma, pode aprimorar o desempenho do aprendizado da máquina com o passar do tempo na execução das tarefas.
Isto é, por meio do Machine Learning a inteligência artificial no comércio exterior atua como um motor cuja tecnologia possui um elevado poder no processamento de dados. Assim, realiza-se a coleta de informações com a utilização de algoritmos complexos para que elas sejam interpretadas na execução de tarefas automatizadas.
Dessa forma o potencial na tomada de decisão aumenta, trazendo bons resultados para as empresas, além de diferenciais valiosos no uso de algumas tecnologias de Machine Learning. Entre eles, podemos citar o reconhecimento facial, os assistentes virtuais e o autoatendimento do cliente.
Deep Learning
No caso do Deep Learning, podemos dizer que é um método mais evoluído da inteligência artificial porque se baseia na tecnologia que simula o comportamento humano em um nível muito avançado.
A rede dessa tecnologia atua em camadas, as quais fazem uma análise complexa no processamento de dados juntamente com informações específicas, executada por meio de sistemas avançados. Como por exemplo, identificação de fraudes e análise de sentimentos.
A inteligência artificial no comércio exterior tem a capacidade de fazer com que máquinas consigam pensar, replicando o comportamento humano. São conceitos diversos porque o Machine Learning é uma subárea da inteligência artificial, enquanto o Deep Learning é um subgrupo do Machine Learning.
Quais são as vantagens de utilizar a inteligência artificial no comércio exterior?
Especialistas da área revelam que a inteligência artificial no comércio exterior traz insights valiosos para os gestores de todos os segmentos internacionais. Dentre as razões listadas para aproveitar das vantagens de uma tecnologia de ponta utilizada nas operações estão:
- aumento da produtividade;
- maior velocidade nos processos;
- redução de custos;
- melhor qualidade na coleta de informações;
- tecnologia como aliada na tomada de decisões;
- tecnologia de ponta com potencial de transformação do trabalho.
A inteligência artificial no comércio exterior: tecnologia na classificação de mercadorias
O Sistema de Seleção Aduaneira por Aprendizado de Máquinas (Sisam) é um tipo de inteligência artificial no comércio exterior que usa do histórico das Declarações de Importação. É uma tecnologia que auxilia a Receita Federal do Brasil (RFB) a diminuir a quantidade de mercadorias que precisam ser verificadas no Despacho Aduaneiro.
Isso permite a redução dos custos para a nossa economia, além de diminuir a evasão fiscal e o descumprimento de exigências. O Sisam é a primeira inteligência artificial empregada pela Receita Federal sendo utilizada para selecionar as mercadorias na conferência aduaneira. O objetivo dela é verificar todas as declarações acumuladas no Siscomex, visualizando as mudanças e identificando os erros, fomentando o potencial de aprendizado da máquina.
Como a inteligência artificial é aplicada no comércio exterior?
Diante de tantas tarefas realizadas no comércio exterior existe uma série de procedimentos fundamentais para as transações comerciais internacionais, com um fluxo de trabalho complexo e que pode se tornar ineficiente se a inteligência artificial no comércio exterior não for adotada.
Automatizar a coleta de dados
Como você já deve saber, são muitos os documentos envolvidos em processos de comércio exterior e, na maioria das vezes, as informações que constam nesses documentos se repetem diversas vezes ao longo do processo de exportação ou importação.
Seja para submeter os dados para a emissão do Conhecimento de Embarque ou até mesmo para registrar uma Declaração de Importação (DI), a quantidade de vezes que um profissional precisa copiar e colar a mesma informação chega a ser muitas vezes absurda.
Nesse sentido, a coleta de dados automatizada se faz extremamente importante. Isso porque ela possibilita que tarefas manuais e repetitivas sejam feitas pela máquina que utiliza desses dados na programação da execução instantânea.
Monitorar processos no comércio exterior
Como se sabe, um dos principais desafios do comércio exterior é a rotina para o gerenciamento de processos, que pode resultar em diversos problemas. Sem dúvida, o monitoramento automatizado poderá auxiliar no controle dos embarques, definindo o fluxo do trabalho, organizando documentos e informações com simplicidade e alcançando os resultados.
Comparar cotações
Com a inteligência artificial pode-se efetuar a comparação das cotações enviadas pelos fornecedores em um mesmo ambiente digital. Isso permite ao gestor fazer a melhor escolha, conforme a necessidade do momento. Como resultados se percebe a formação de um posicionamento forte e de credibilidade que diferencie a sua empresa perante os concorrentes.
A Cheap2ship utiliza inteligência artificial para garantir o seu melhor frete internacional
A Cheap2ship utiliza inteligência artificial para garantir à sua empresa melhores cotações de fretes. Sem burocracia e aquela troca infinita de e-mails, centralizando todas as negociações em um mesmo local digital, de forma organizada e ágil para encontrar a melhor opção.
Tenha total controle de suas cotações em alguns cliques, reduza o tempo das suas operações com uma gestão de frete completa e eficaz e foque nas atividades que agregam valor ao seu negócio.