Ferramentas de Data Analytics: qual é a importância nas operações do Comércio Exterior?

O uso das ferramentas de data analytics está presente nos estudos de Ciência de Dados, englobando três principais pilares, que são:

  • matemática e estatística para abordar as técnicas de cálculos, álgebra, probabilidade e inferência;
  • computação para abordar as ferramentas de dados e as linguagens de programação;
  • conhecimento de negócio que possibilita a solução dos desafios relacionados aos dados empresariais, com o uso das técnicas de análise.

Assim, a união desses três pilares auxilia na análise das informações pertinentes às operações do comércio exterior, de forma assertiva e consciente da realidade, baseada nos dados concretos das empresas, o que ajuda o gestor na tomada de decisão, para as próximas etapas do seu negócio.

Ter uma visão ampla do que as ferramentas para a análise de dados oferecem aumentará a sua produtividade em relação às análises da sua empresa, de uma forma segura e evitando erros ou falhas.

Continue a leitura do artigo para saber mais sobre a temática e decole nas suas análises!

O que é Data Analytics?

Neste momento iremos contextualizar brevemente o processo analítico para você ter a melhor compreensão do tema. Também chamado de Análise de Dados, esse é o processo que explora, transforma e analisa as informações para que tendências ou padrões sejam identificados, levando o gestor a tomada de decisão mais correta, para a realidade atual do seu negócio empresarial.

Por meio das ferramentas de data analytics é que se organiza uma base de dados automatizada, em tempo real, com estratégias modernas que garantem bons resultados e que irão impactar diretamente nas etapas a serem seguidas no processo operacional das empresas do comércio exterior.

Esse processo baseia-se em muitas etapas e fases, as quais podem exigir o retrabalho da etapa anterior, tornando o trajeto entre elas mais cíclico, o que resultará nos processos operacionais bem-sucedidos, pois as análises repetidas foram feitas adequadamente.

Contudo, esse processo de análise de dados está dividido nas seguintes fases:

  • entrada dos dados;
  • preparo dos dados;
  • exploração dos dados;
  • enriquecimento dos dados;
  • ciência dos dados (data science);
  • resultados combinados dos dados com a intuição humana (business intelligence);
  • geração de relatórios;
  • modelos otimizados e aprimorados constantemente.

Ferramentas de Data Analytics: de que forma impactam na logística internacional?

Atualmente, na era digital em que vivemos, a informação muda a todo instante, em um ritmo dinâmico e com muita velocidade. As ferramentas de data analytics surgiram da necessidade de uma demanda maior de informações, que precisavam ter o fluxo organizado, com a extração das mesmas de um grande banco de dados, para utilizar posteriormente na tomada de decisão acertada e precisa, em meio a uma diversidade de insights que inspiram o gestor.

O Data Analytics pode ser utilizado em diferentes áreas da logística internacional, com a otimização nas operações e entregas em geral, como por exemplo, descobrindo novas rotas mais apropriadas para as cargas demandadas, em menor tempo de entrega e no modal de transporte mais adequado, sem perder a eficiência na prestação do serviço nem na qualidade do produto.

Com o fornecimento de soluções precisas extraídas dos dados confiáveis, as ferramentas de data analytics auxiliam as empresas do comércio exterior na redução no índice de falhas, perdas ou retrabalhos, bem como aprimora os lucros com a diminuição dos custos, o que faz com que o cliente esteja sempre satisfeito com a experiência de compra, voltando a consumir na mesma empresa e ainda ajudando na divulgação.

Neste sentido, a logística de entrega torna-se eficaz no estreitamento desse relacionamento comercial com o cliente, sendo essencial na organização dos processos e operações, realizados sem atrasos ou extravios.

Identificação de fraudes e de riscos

No setor logístico, de forma geral, costuma acontecer algumas fraudes, que serão percebidas apenas em inventários precisos. Além disso, o transporte de cargas, principalmente no modal rodoviário, está sujeito a diversos riscos que podem provocar prejuízos, sem o devido gerenciamento.

As práticas utilizadas nas ferramentas de data analytics podem mitigar essas fraudes e esses riscos do cotidiano das empresas do comércio exterior, de uma forma que o gerenciamento correto consiga identificar as rotas perigosas, optando por caminhos mais seguros, sem o risco de não conseguir entregar a carga ao cliente final.

Diferenciais competitivos na análise preditiva

O Data Analytics, com todas as suas ferramentas de gerenciamento contribuem também para a análise preditiva da cadeia de suprimentos, com extrema importância na coleta de dados, para que seja feita uma análise apurada, na intenção de prever eventos futuros.

As ferramentas de data analytics são muito úteis na realização dessa análise, que auxilia os gestores na verificação de ações passadas ao invés de considerar o que ainda acontecerá.

Ferramentas de Data Analytics: como transformar a gestão das empresas do Comércio Exterior?

Olhar para a sua empresa de comércio exterior, diante de informações relevantes sobre resultados e sobre os seus clientes ajudará o seu negócio a alcançar as metas e os objetivos desejados, pois quando as ferramentas de data analytics fazem a análise de toda a estrutura empresarial, por meio da coleta e do acesso aos dados, os gestores terão mais idéias na tomada de decisão rápida, aproveitando a vantagem de se transformar com a adoção de ações completas.

Vantagens que as ferramentas trazem para as empresas

Diante de tantos benefícios que otimizam os processos, norteando com mais precisão os responsáveis pelas decisões, baseando-se em fatos trazidos pelas informações do histórico da empresa, muitas vantagens são obtidas com a adoção das ferramentas de data analytics, que são:

  • melhoria na segmentação de mercado, determinando as formas de alcançar o cliente;
  • conhecimento claro do perfil do público-alvo, determinando as áreas de concentração;
  • investimento em inovações conforme o comportamento futuro dos clientes;
  • corte de gastos desnecessários nas operações;
  • solução de problemas com a organização das informações no funcionamento do negócio.

Erros que se devem evitar ao lidar com o uso de dados

É preciso ter a ciência dos erros que ainda são bem comuns e muito cometidos pelas empresas de comércio exterior, antes que consigam chegar aos seus objetivos e alcançar os resultados desejados, por meio das análises. São eles:

  • não definir bem as métricas para contextualizar os dados coletados;
  • não ter uma infraestrutura para armazenar dados adequadamente;
  • não tratar de problemas na qualidade dos dados errados.

Ferramentas de Data Analytics: quais são as principais?

O processo de Analytics proporciona a medição, a coleta, a análise e a tomada de decisão baseada em dados, por meio de ferramentas inteligentes, para o alcance da meta com eficiência, pois auxiliam no aumento da produtividade do trabalho, analisando métricas.

Abaixo, mencionamos algumas dessas ferramentas para ajudar você:

  • microsoft excel;
  • knime;
  • structured query language;
  • python;
  • microsoft power bi;
  • google data studio.