Cuidados ao fechar frete marítimo FCL e aéreo na importação

Cuidados ao fechar frete: marítimo FCL e aéreo na importação

Os cuidados ao fechar frete FCL e aéreo são um dos pontos de atenção a considerar quando se pensa em economizar nos custos de importação.

É fundamental ter atenção a diversos fatores que podem impactar diretamente não apenas os custos, mas também os prazos de importação. 

Vamos conhecer alguns desses fatores neste texto.

Escolha entre o frete marítimo FCL e o aéreo na importação 

A escolha entre o frete marítimo FCL e o aéreo na importação depende de diversos fatores, como o tipo de produto, o custo envolvido, o prazo de entrega e as características da carga. 

Cada modal de transporte apresenta suas próprias vantagens e desvantagens. Por isso, é primordial avaliar com atenção esses fatores antes de escolher por uma modalidade de transporte. 

Frete marítimo 

Quando se trata de transportar grandes quantidades de mercadorias ou itens volumosos ou pesados, o frete marítimo é o ideal e mais econômico em comparação ao transporte aéreo. 

Para mercadorias de baixo valor unitário, em que é necessário minimizar o custo do transporte, o frete marítimo oferece uma solução mais acessível. 

E quanto aos prazos envolvidos na operação, o transporte marítimo é mais lento do que o aéreo. Por isso, é o modal ideal quando o prazo de entrega não é crítico e as mercadorias podem demorar semanas para chegar ao destino. 

Além disso, quando o objetivo é reduzir os custos de transporte, o frete marítimo geralmente oferece melhores tarifas em comparação à modalidade aérea, especialmente em grandes volumes. 

Frete aéreo 

Quando a mercadoria precisa chegar rapidamente ao destino, o frete aéreo é a opção mais rápida. 

Mercadorias de alto valor agregado são frequentemente transportadas por via aérea, devido ao menor risco de danos ou roubo. Perecíveis e mercadorias sensíveis ao tempo, como medicamentos, também se beneficiam da velocidade do frete aéreo. 

Quando a carga é pequena ou leve, o custo do frete aéreo pode ser competitivo em comparação ao marítimo, especialmente considerando a economia de tempo e dos custos portuários/aeroportuários envolvidos na operação. 

Empresas que precisam atender a datas específicas para lançamentos de produtos ou promoções sazonais podem optar pelo frete aéreo para garantir que os produtos cheguem a tempo, mas sempre respeitando, é claro, o tamanho, peso e características da carga permitidas no transporte aéreo. 

Cuidados ao fechar frete: o que deve ser considerado

Antes de pensar em fechar o frete para a sua importação e escolher entre o frete marítimo FCL e o aéreo, é importante considerar os seguintes fatores: 

Lead time previsto e a data de entrega da mercadoria 

Normalmente, o frete marítimo tem um transit time mais longo que o aéreo. No entanto, para operações de importação, é preciso analisar o lead time da operação, e não tão somente o transit time.

Considerando nessa equação a data de entrega da mercadoria ao cliente final, tenha em mente que, além do percurso a ser percorrido pela mercadoria, há também o tempo necessário dos trâmites alfandegários para liberação da carga pela RFB, além do manuseio da carga em portos ou aeroportos e o transporte doméstico. 

É preciso também considerar uma margem de segurança no lead time para mitigar riscos de atrasos, como congestionamentos em portos, greves ou condições climáticas adversas. 

Então, o ideal é garantir que o lead time previsto permita cumprir a data de entrega acordada com o cliente, ajustando o cronograma quando necessário. 

Custo total previsto na operação e orçamento disponível 

Inclua todos os custos envolvidos no transporte internacional, e não somente o frete básico, tanto no FCL, quanto no aéreo, considerando todas as taxas envolvidas. 

Não basta tão somente escolher o transporte ideal para a necessidade da empresa, é preciso confirmar se há orçamento para o pagamento destes custos.

Por isso, é preciso verificar se os recursos financeiros disponíveis cobrem os custos previstos sem comprometer o fluxo de caixa. 

Cuidados ao fechar frete: marítimo FCL e aéreo na importação. 

É importante tomar cuidados ao fechar frete marítimo FCL e aéreo na importação, a fim de garantir que a operação seja eficiente e econômica, evitando surpresas desagradáveis que possam comprometer a operação logística.

Cuidados no frete marítimo FCL 

Vamos apresentar aqui alguns pontos que a consideradar na hora de fechar o frete FCL: 

Free time do contêiner 

Ao negociar um período maior de free time do contêiner, você minimiza os riscos de pagamento de demurrage.

Afinal, o maior prazo permite flexibilizar o planejamento das operações, sendo relevante em períodos de alta demanda, quando a logística é mais complicada. 

Frequência de saída dos navios na rota determinada 

Certifique-se de que a rota escolhida tenha frequência de saídas dos navios compatível com suas necessidades de entrega. Rotas com baixa frequência resultam em maiores tempos de espera para embarque da carga. 

Transbordos 

Sempre que possível, escolha rotas sem transbordos, pois eles aumentam o risco de atrasos, danos ou perda de carga.  

Verifique quantos transbordos estão previstos na rota e se o porto possui alta frequência de navios e boas conexões, o que reduz a possibilidade de atrasos durante a troca de embarcação. 

Cuidados no frete aéreo na importação

Aqui você encontra alguns pontos de atenção ao fechar frete aéreo na importação: 

Escolha entre PAX e CAO 

O voo CAO (avião cargueiro) oferece maior flexibilidade em termos de espaço e peso. Dessa forma, ele é ideal para mercadorias de grande volume ou que são transportadas em condições especiais. No entanto, costuma ter tarifas maiores. 

Já o voo PAX (avião de passageiros) transporta as mercadorias no compartimento de carga do avião. Geralmente, as tarifas podem ser mais acessíveis, mas há restrições quanto ao peso, tamanho e tipo de mercadoria.

Porém, no voo PAX, as companhias aéreas sempre dão preferência ao transporte de passageiros.

Logo, não é possível prever com antecedência o volume de bagagens de cada voo.

Voos diretos ou com conexões 

Outro ponto importante é verificar se os voos são diretos ou se haverá conexões e quantas serão, já que as conexões podem comprometer o lead time

Optar por voos diretos reduz o tempo de trânsito e minimiza o risco de sinistros, contudo, voos diretos costumam ser mais caros.

Os voos com conexão, por outro lado, podem ser mais econômicos, mas envolvem riscos adicionais, como atrasos, bem como perdas ou danos à carga durante as transferências entre aviões.  

Agilize seu processo de cotação de fretes com a Cheap2ship 

Está cansado de perder tempo coletando cotações de frete de diferentes transportadoras? A Cheap2ship oferece a solução perfeita para otimizar esse processo. 

Oferecemos a melhor plataforma de cotação de fretes que impulsiona sua eficiência logística. Uma única cotação de frete para receber múltiplas propostas e ainda poder reduzir em até 30% seus custos de frete. 

Se interessou? Então, entre em contato com nossa equipe e agilize seu processo de cotação de fretes com a Cheap2ship!