Potencialize a Logística com o Compliance – Melhores Práticas Reveladas

Neste artigo vamos abordar o tema do Compliance na Logística como uma ação que mantém as empresas em conformidade com as políticas, normas e regras, as quais precisam se adequar. São regras aplicáveis em muitas áreas da empresa para que garantam a segurança das operações pelo cumprimento da legislação vigente do seu setor de atuação.

Desta forma, a empresa consegue manter o bom funcionamento, com clareza e eficácia no trabalho diante dos pares na relação comercial.

Faça a leitura até o final e saiba mais!

O que é Compliance na Logística e para que serve?

Compliance é um termo que significa conformidade, tanto com as leis quanto com as normas internas das empresas.

Seguindo em direção ao Compliance na Logística, podemos nos referir às condições específicas e com maior impacto na distribuição e no transporte dos produtos, visando sempre a eficiência dos processos operacionais.

Além disso, o Compliance na Logística serve para cumprir as normas em detalhes, como também ter um caráter preventivo de práticas irregulares.

Suas principais funções são:

  • identificação e monitoramento dos problemas;
  • prevenção para impedir adversidades;
  • resolução de imprevistos;
  • formação de um senso de unidade entre os colaboradores.

Qual é o objetivo do Compliance na Logística?

As metas do Compliance na Logística são claras na garantia dessa conformidade empresarial, com as políticas e os regulamentos internos e externos do segmento.

Além disso, visa a implementação de uma adesão adequada dessas diretrizes para todos os envolvidos. Com isso, tem como objetivo principal assegurar a operação logística segura, sem impactos negativos para os parceiros, fornecedores e colaboradores.

Leia mais sobre Os Benefícios Da Digitalização Da Sua Gestão E Contratação De Fretes

Quais benefícios o Compliance na Logística traz para as operações?

De uma maneira bem ativa, o Compliance na Logística colabora na política de segurança, reduz riscos de implementação de normas, mantendo a eficiência dos processos. Suas principais vantagens são:

Menores riscos

Neste momento, o Compliance na Logística irá monitorar toda a operação com minúcia, para identificar problemas que possam interromper algum processo e interferir negativamente no resultado final.

Assim, as empresas conseguem atuar com maior organização e proatividade, evitando riscos com a aplicação de multas e otimizando os custos.

Manuseio das informações

O uso de informações pessoais dos clientes é muito relevante para a logística, pois são dados sensíveis e que necessitam de proteção de um programa de compliance, com a finalidade de evitar o vazamento dessas informações, seguindo parâmetros estabelecidos anteriormente.

Operação eficiente

Com o Compliance na Logística os gestores conseguem ter melhor ciência dos processos operacionais, de uma forma organizada e seguindo a ordem dos padrões do programa para encontrar problemas.

Assim, a empresa adquire uma capacidade eficiente e regulamentar no seu funcionamento com um todo.

Maior confiança do mercado em que atua

Manter a conformidade com a legislação evita penalidades no descumprimento das leis do segmento atuante. Por meio do Compliance na Logística, a empresa adequa os processos com maior competitividade e fortalece a sua reputação.

Isso tudo garante a confiança no mercado para a imagem do negócio, mantendo a tranquilidade de todos os envolvidos.

Conscientização da equipe de trabalho

Um bom programa de compliance também promove a maior consciência dos colaboradores sobre a importância da conformidade, o que auxilia na criação de uma cultura organizacional sempre direcionada para a ética e o cumprimento das obrigações para a integridade das operações.

Dicas de como aplicar o Compliance na Logística

Confira como um bom programa de compliance pode ajudar para que a logística fique segura e regular:

Identificação dos riscos

O Compliance na Logística define risco como sanções regulatórias ou de perda financeira, resultantes de falha ao cumprimentos das leis.

Caso um desses riscos não sejam identificados com antecedência, podem gerar mais impactos na situação financeira ou na imagem da empresa, com proporções incalculáveis.

Criação de um código de ética por meio de uma conduta confiável

Esta é uma etapa importante e que envolve a consciência da equipe de trabalho, pois as normas e leis precisam ser seguidas por todos, o que contribuirá para fortalecer os valores empresariais, a satisfação dos colaboradores e o maior engajamento no trabalho realizado.

Auditoria interna

Esse processo é formado por um conjunto de procedimentos que analisam e conferem os controles internos da empresa, com o objetivo de evitar fraudes e erros, em busca do alcance da meta na integridade e na eficácia da organização.

Monitoramento dos terceiros

Acompanhe os dados e o comportamento dos stakeholders da empresa com a finalidade de detectar erros que impactem negativamente sobre a reputação da empresa.

Leia mais sobre Desafios E Oportunidades No Comércio Exterior

Qual é a importância da transparência nas negociações?

A implementação de uma gestão transparente é benéfica para todas as partes, pois os colaboradores confiam melhor nos gestores, o que aumenta o engajamento na realização das tarefas.

Além disso, ocorre também a redução dos gastos, com o aumento da produtividade da equipe, contribuindo para que as relações interpessoais se fortaleçam e o clima organizacional melhore.

Razões para manter essa transparência na empresa

Como elemento primordial para melhorar a relação saudável e duradoura, por meio das diretrizes do Compliance na Logística, a transparência é muito importante devido à algumas razões, que são:

  • confiança construída;
  • riscos reduzidos;
  • melhor comunicação;
  • inovação e melhoria constantes.

Como a tecnologia da plataforma da Cheap2ship ajuda nas práticas de Compliance na Logística?

Vimos neste artigo que o Compliance na Logística ordena os processos das empresas, organizando a conduta ética e moral da imagem empresarial, com o cumprimento de todas as normas e leis vigentes no setor em que elas atuam.

Desta forma, evitam-se os erros, as fraudes e o retrabalho, além de gastos excedentes com a aplicação de multas punitivas pela falta de monitoramento nos processos logísticos.

A plataforma de cotação de fretes internacionais da Cheap2ship irá auxiliar a sua empresa com o impulsionamento na sua eficiência logística, com maior agilidade no processo, por meio da visualização de todos os seus fornecedores de frete.

Desta forma, você conseguirá escolher a melhor opção em uma única cotação, por meio do recebimento de múltiplas respostas, em questão de horas e com mais de 97% das negociações realizadas pela diretrizes de compliance no seu segmento.