Seja o profissional de Comex que toda empresa busca!

Que o mercado está cada vez mais competitivo já sabemos, mas em meio a tantos profissionais, como se destacar? O que as empresas buscam em um profissional de Comércio Exterior?

Todo ano novos profissionais surgem e quem já atua no mercado está se qualificando cada vez mais. Então, se tornar atrativo na hora da contratação é fundamental.

Separamos neste texto algumas dicas interessantes para você se tornar um profissional disputado entre as empresas.

Perfil e habilidades do profissional de Comércio Exterior

Devido à rotina dinâmica e tensa de quem trabalha com operações de exportação e importação, ser o profissional de Comércio Exterior que se destaca no mercado requer um perfil muito específico, entre outras habilidades indispensáveis.

Perfil e habilidades do profissional de Comércio Exterior

O profissional que toda empresa busca, principalmente nesse setor, é aquele que sabe se adaptar a novas realidades, que tem senso crítico, que questiona e propõe novas soluções para diversas situações. Para isso, é importante ter um perfil criativo e inovador, ser acostumado a solucionar problemas e buscar novos conhecimentos.

Um dos pontos essenciais nesse perfil é conhecer um pouco de cada coisa, portanto, ter um conhecimento multidisciplinar. Conhecer sobre o mercado de diversos nichos e não apenas aquele em que se trabalha diariamente o faz ser um profissional mais completo e isso é atrativo para as empresas.

Outra habilidade fundamental é ser “multitarefa”, ou seja, saber fazer várias coisas sem perder a qualidade do trabalho. Não é algo simples, por isso as empresas valorizam quando encontram isso em um colaborador.

Exercer diversas funções no seu cargo e ser produtivo é desafiador, contudo, requer atenção para saber até onde isso é saudável, respeitar seus limites. Logo, a inteligência emocional se faz necessária nesse profissional.

Qualificação do profissional de Comércio Exterior

Uma vez que o mercado de Comércio Exterior é rico em complexidades, é preciso saber lidar com muitos documentos, normas, órgãos anuentes, legislações internacionais, especificidades técnicas de produtos, cuidados com fiscalização etc. Enfim, são detalhes que sempre colocam em risco as operações, e qualquer falta de atenção ou falta de conhecimento pode gerar erros imensuráveis aos envolvidos.

Dessa forma, o profissional de Comércio Exterior deve ser altamente qualificado para conhecer a fundo os procedimentos e evitar erros nos processos. O conhecimento técnico é muito importante e, quanto mais qualificado, mais benefícios ele poderá gerar para a empresa.

Para atuar nesse setor não é obrigatório ter um diploma da área, porém algumas empresas exigem como pré-requisito. Sendo assim, grande parte possui graduação em Comércio Exterior.

Profissionais que se graduaram em Administração, Economia, Logística, Relações Internacionais e outras áreas relacionadas e se especializaram em Comércio Exterior também são bem-vistos no mercado.

Mantenha-se atualizado

Mantenha-se atualizado

Além de ter habilidades específicas e amplo conhecimento técnico, quem trabalha nessa área precisa se manter constantemente atualizado sobre tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Não apenas sobre o mercado internacional, mas sobre política (nacional e internacional), economia, fluxo comercial em outros países, acidentes, desastres naturais, geopolítica, entre outros fatores que podem impactar o comércio global.

E, além de conhecer as notícias e as inovações tecnológicas do setor, é necessário saber aplicar essas informações na prática. Ou seja, saber analisar como aquela informação ou acontecimento pode impactar nas operações da empresa em que atua.

Manter-se atualizado sobre as notícias é crucial, assim como é fundamental se manter atualizado sobre as mudanças nos processos de exportação e importação. Fazer cursos técnicos, participar de eventos, conversar com outros profissionais do setor, participar de fóruns e consultar, frequentemente, as novas instruções normativas faz parte do diferencial de um profissional de Comércio Exterior que toda empresa busca.

Não seja mais um na multidão

Talvez isso pareça clichê, mas não querer ser só mais um na multidão, querer ter mais visibilidade e empreender ações estratégicas para se destacar na empresa faz de você um profissional que não se conforma com pouco e busca por melhores oportunidades no mercado.

Isso não significa que você vai agir com desonestidade ou passar por cima dos colegas de trabalho e sim que você vai precisar se esforçar um pouco mais para buscar reconhecimento dos seus gestores.

Para isso, atitude e proatividade devem fazer parte da sua rotina. Entregar mais do que esperam de você faz as pessoas reconhecerem a sua dedicação e isso chamará atenção de forma positiva e o tornará um profissional mais valioso.

Para se destacar, não basta apenas fazer um bom trabalho, mas buscar impactar as pessoas com o resultado do seu esforço. Quem trabalha apenas para ter seu salário no fim do mês geralmente não se destaca, pois faz somente o básico. As empresas procuram pessoas que estejam dispostas a entregar mais, o que as torna mais competitivas no mercado.

Saúde física e mental

Além das habilidades técnicas, habilidades emocionais são imprescindíveis para esse profissional. Inteligência emocional é importante, no entanto, ela se desenvolve com o tempo. É comum ver jovens profissionais não saberem lidar com certas situações que aqueles que são mais experientes, por outro lado, conseguem lidar melhor.

É fato que a rotina do profissional de Comércio Exterior é estressante e cercada de cobranças. Há uma pressão constante, seja do cliente, do fornecedor, do gestor da empresa, do fiscal, do despachante etc. Isso acontece porque um erro afeta a todos os envolvidos e é preciso trabalhar em conjunto para evitar prejuízos.

Portanto, se desconecte do trabalho sempre que possível, faça exercícios físicos, atividades de lazer. Faça o que você ama com as pessoas que você ama. Ter momentos em que você não se sente pressionado, achando que o mundo depende de você, é fundamental para a sua saúde física e mental e, consequentemente, o tornará mais produtivo no trabalho, algo que as empresas também observam muito.

Networking

Outro ponto que chama muita atenção para as empresas é aquela pessoa bem articulada e que tem contatos estratégicos. Isso porque quanto mais contatos, maiores são as chances de fazer negócios e buscar parcerias. Para quem trabalha com o mercado internacional é interessante conhecer profissionais da área em outros países, por exemplo.

Networking

Mas não adianta só ter contato, é preciso se relacionar com as pessoas para manter vínculos com elas. Procure formar uma rede de apoio com outros profissionais e comprometa-se a colaborar com eles também.

Imagine que você recebeu uma missão complexa e se sente perdido: seus contatos podem lhe auxiliar a realizar essa tarefa através de conselhos e dicas que lhe ajudarão a entregar resultados para a empresa.

Tecnologia

Por fim, o profissional de Comércio Exterior que toda empresa busca é aquele que está por dentro das inovações tecnológicas e busca aplicá-las em seu trabalho para otimizar os processos. Além de conhecer as novas soluções do mercado, um grande diferencial é o profissional usar a tecnologia para propor soluções inovadoras para a empresa.

A tecnologia promove mais competitividade, portanto, os profissionais que se adaptam a ela são mais visados e melhores remunerados por isso.

Como as operações de exportação e importação são procedimentos complexos e burocráticos, muitas tarefas são repetitivas e manuais. Entretanto, esse cenário vem mudando ao longo dos anos, então se você atua há mais tempo no setor, está na hora de se adaptar.

Independente da especialidade, todo profissional de Comércio Exterior pode contar com a Cheap2Ship!

E já que falamos de soluções inovadoras para os profissionais de Comércio Exterior, a Cheap2Ship também busca otimizar os processos com a sua plataforma de negociação de frete. São diversas funcionalidades que visam proporcionar aos clientes menor custo e mais transparência ao contratar agentes de carga.

Uma plataforma de negociação de frete com indicadores estratégicos ajuda a tomar decisões mais assertivas e inteligentes. Entre em contato com a nossa equipe para entender como podemos lhe ajudar a alcançar melhores resultados para a sua empresa.