Após três anos consecutivos de redução na quantidade de contêineres movimentados no Brasil, 2017 mostra recuperação, alta de 1,4% só no primeiro trimestre de acordo com a CEPAL. No Brasil, todos os anos são movimentados cerca de 9 milhões de contêineres via marítima e cerca de 700 mil toneladas de carga área no Brasil unindo exportação e importação, segundo o MDIC. Estima-se que esse mercado de frete internacional movimente cerca de 50 bilhões de dólares ao ano com cargas cuja origem ou destino sejam o Brasil.
Atentos ao tamanho desse mercado e a retomada do setor, tanto importadores como exportadores brasileiros concordam que, um dos principais problemas enfrentados no dia a dia é fazer uma cotação de frete internacional. Na maioria dos casos, para se cotar um único transporte são necessários diversos e-mails, envolvendo várias empresas fornecedoras de fretes. O recebimento dessas solicitações costuma ser demorada e o acompanhamento é manual, além de que, os valores ofertados podem ser muito maiores do que o mercado pratica naquele momento. Tudo acaba afetando o processo de importação e exportação, impactando diretamente no custo final tanto dos produtos importados quanto dos produtos exportados, aumentando o já alto “custo Brasil” e consequentemente prejudicando a competitividade das empresas nacionais.
Com a missão de melhorar essa situação, uma startup catarinense criou uma plataforma online capaz de reduzir em até 40% o valor dos fretes internacionais de importadores e exportadores brasileiros e diminuir para minutos o tempo de recebimento de uma proposta de frete. Além disso, a plataforma torna possível a padronização de todo esse processo dentro das empresas trazendo transparência em todas as contratações de frete internacional. Por meio da Cheap2ship é possível cotar, acompanhar e interagir com os melhores agentes de cargas no Brasil, a fim de comparar as propostas e fechar todos os fretes em um só lugar.
Para Júlio C. Torniero Coelho, analista de vendas internacionais sênior de uma multinacional exportadora catarinense, a plataforma Cheap2ship é revolucionária: “O processo antigo de cotação de fretes contém problemas sistêmicos: a necessidade de envio de diversos e-mails para diferentes agentes de cargas, acarretando na perca de produtividade e demora no tempo de resposta, levando até à perda de vendas. Além disso, a incoerência entre preços cotados e fechados e custos mais altos deixam de ser problema com a utilização da Cheap2Ship. A plataforma me possibilita receber em minutos, várias cotações de diversos agentes qualificados podendo facilmente comparar custos, transit times, taxas extras e condições, o que torna natural o fechamento do frete e me traz substantiva redução de custos em alguns casos. A Cheap2ship não é só um portal reativo, há uma inteligência de mercado por trás, com especialistas da área, que me ajudam a encontrar os melhores agentes para as rotas e datas necessárias e por isso me identifiquei muito com o trabalho deles.” – completa Júlio.
Para Jociano Motta, CEO e Founder da Cheap2ship, os importadores e exportadores brasileiros precisavam de uma plataforma adaptada ao mercado brasileiro. Por meio desse entendimento e do contato com os profissionais da área, foi desenvolvida a Cheap2ship que se adequa constantemente para suprir a necessidade de quem atua na área de Comércio Exterior e logística internacional. “Hoje possibilitamos para um importador ou exportador acessar o portal e lançar uma carga para cotação em 30 segundos e em alguns minutos começar a receber lances dos agentes de cargas em um leilão reverso online, porém damos a oportunidade do cliente escolher qual agente de carga contratar, sendo que nem sempre o menor valor é o que vence. Assim, importadores e exportadores analisam todas as propostas e contratam o transporte dentro da plataforma com o frete, taxas, transit time, que melhor atendam às suas necessidades naquele momento. E o melhor é que conseguimos oferecer esse serviço de forma gratuita uma vez que a Cheap2ship não cobra assinaturas ou taxas, os agentes de cargas cadastrados é que pagam uma singela comissão sobre fretes fechados” – conclui Jociano.
Desde o início de suas operações em Outubro de 2017, a startup a Cheap2ship vem dobrando a sua carteira de clientes mês a mês e já está atendendo até grandes importadores e exportadores brasileiros. A sede da empresa fica em Bombinhas, Santa Catarina, localizada estrategicamente entre os principais polos logísticos e tecnológicos do Estado. O site da empresa é o http://34.94.60.181 e o cadastro é gratuito para empresas exportadoras e importadoras.