Panorama Comex 2023: como a pressão inflacionária afeta o meu embarque marítimo internacional?

O maior desafio para lidar com o frete marítimo é manter os custos pré-negociados, especialmente considerando as oscilações econômicas vigentes. Ou, ainda, como obter o melhor cenário dentre tantas oscilações com a manutenção do espaço. Por isso, neste artigo abordaremos pontos relevantes para o seu melhor entendimento a respeito deste tema, bem como sobre as perspectivas para o frete marítimo no segundo semestre de 2023. 

Acompanhe!

Cenário econômico de 2023  

Economicamente, esperava-se que 2023 seria o ano em que “a conta chegaria”. 

A inflação vem como um debit note de um período em que diversos conglomerados do transporte mundial puderam prosperar em meio à crise. E tudo isso, por incrível que pareça, com o aumento de transit time, redução de free time consequentemente – porque o estoque de contêiner não girou rápido o suficiente – e, ainda, com escassez de opções em mais algumas regiões. 

O cenário era de fome, somado à vontade de comer e à comida racionada, por assim dizer.  

Fato é que pandemia & lockdown encheram os bolsos de muitos. Por outro lado, em um contexto de nações, o retorno à normalidade trouxe novidades. Falamos, por exemplo, da guerra na Ucrânia e o desafio de encontrar rotas e fornecedores que, além de substituir os Chineses, não estejam indo em direção ao conflito. 

Ainda que a economia oscilante tenha causado a prosperidade de muitos, de um modo geral a inflação é o assunto em comum da maioria dos países com poder de comercialização expressivos. 

Podemos resumir as consequências desse cenário de aumento de preços causado pela inflação. Entre os desafios está, inegavelmente, a redução de poder de compra, que não só causa uma alta indigesta na contratação de serviços a preços antes não tão altos, como também impacta diretamente na redução de margem de negociação e na postergação de negócios que antes se concretizariam sem mais delongas. 

Quais as novas perspectivas para o frete marítimo no segundo semestre de 2023? 

Considerando a estagnada do mercado, diante do que vimos acima, as perspectivas para o frete marítimo são de estabilização, mesmo com a peak season esperada para essa época. 

O GRI (Global Reporting Initiative) continua gerando desconforto, causando renegociações pós fechamentos. Por outro lado, a sua antecedência de certa forma dá uma margem (ainda que curta) para análise de opções.  

Lembrando que antes, lá em 2021, o GRI era literalmente sazonal. Entretanto, hoje essa sazonalidade virou recorrência e vem para dividir a conta da companhia marítima com o cliente final. 

Com um volume menor, principalmente do mercado asiático, e com o mercado global em geral desaquecido e países de primeiro mundo também discutindo sobre inflação e aumentando os seus juros, o mercado está “estavelmente oscilante”, mas com a perspectiva para o frete marítimo de valores bem menores do que o praticado durante a pandemia. 

Há também que se considerar o apelo ecológico que estamos enfrentando, que certamente agrega custos que antes não existiam. Ou seja, a preocupação de sustentabilidade no que tange à redução de emissão de carbono e a respectiva compensação. 

Quais os impactos da pressão inflacionária no meu frete internacional?

Considerando as perspectivas para o frete marítimo, a oscilação do ticket médio é uma realidade. Especialmente com novas cobranças seguindo as tendências de ESG e uma mentalidade mais preocupada com o meio ambiente. Afinal, 80% do transporte de mercadorias internacional ainda é marítimo. 

Sob o ponto de vista incremental, é correto afirmar que as inovações deste setor encarecem o frete.  

A título de exemplo podemos citar as novas políticas para cargas IMO (perigosas ou químicas) e o repasse dos custos de descarbonização e novas aplicações nas cobranças de bunker e fuel. Além de mais taxas ambientais, adaptação dos navios para compensação da emissão de poluente e reciclagem das frotas (sucateamento dos velhos navios). 

Cotações de frete marítimo com prazos curtíssimos 

Frente às oscilações e maior índice de repasse e revisões, os fretes antes negociados em um prazo de 15 a 30 dias não têm mais o mesmo privilégio. Sem contar que muitas vezes são considerados SPOT, com potencial ajuste na data de embarque ou ainda com validade de até no máximo 15 dias, com as perspectivas para o frete marítimo de manutenção de preço/espaço. 

Agentes de carga com dificuldade para negociação de BID 

As negociações a longo prazo, conhecidas como BID, têm sido um desafio. Isso porque a competição está acirrada e a margem pequena, o que deveria ser visto como uma oportunidade de inovação e criatividade em várias frentes. 

De modo geral, os grandes volumes têm sido evitados pelo acompanhamento das variações. Em outras palavras, quem fecha BID não quer e não gosta, e busca evitar a oscilação tão comum no mercado. 

E, certamente, muito disso se deve para a proteção do preço da mercadoria. Afinal, o frete é considerado como preço de custo embutido e as oscilações podem diminuir, e muito, a margem de lucro do produto final. 

Cresça frente às mudanças do mercado global com a Cheap2ship 

Em face às crescentes demandas e oscilações, compilações em Excel e acúmulo de e-mails, além das constantes atualizações, é praticamente impossível manter à mão todas as informações necessárias para cotar e conseguir um preço competitivo próximo da realidade. 

Com a variedade de players e soluções no mercado, a plataforma Cheap2Ship não só agrega conteúdo. Ela entrega velocidade e acuracidade e não economiza apenas tempo na cotação e tomada de decisão, mas também proporciona uma noção mais próxima da praticada pelo mercado. E tudo isso em tempo real. 

Nossa plataforma permite ainda analisar tempo, com análise de rota e viabilidade no momento da cotação, pois possibilita uma visão completa de tudo o que é necessário em tela, tornando mais fácil visualizar o que pode ser mais ou menos rentável. 

Isso resulta não só em negociações precisas e ágeis, com informações constantemente atualizadas e considerando os diversos portos e destinos on time. Além disso, mitiga prejuízos causados por contrapropostas que pressionam agentes a reduzirem cada vez mais seus fretes com base em ofertas da concorrência – muitas vezes irreais. 

É o panorama eficiente: preço, variação, rotas e frequência. Tudo isso à disposição, em cliques, para revolucionar a forma de apresentar, analisar e cotar seus fretes.