Neste artigo iremos abordar um tema muito importante para o comércio exterior que é o esg no comércio internacional. Este não é um tema novo nas práticas internacionais, mas no Brasil precisamos ainda avançar muito para que consigamos maior rapidez nos processos e assim, atingir as expectativas do mercado.
Sendo um conceito relevante para as empresas de comércio exterior é necessário ressaltar que a definição de ESG é a mesma para todos os países que atuam no cenário internacional, o qual está cada vez mais exigente quando se fala sobre a temática.
Então, quer saber mais sobre o que é esg no comércio internacional? Continue a leitura até o final!
O que é ESG e como funciona?
O ESG (Environmental, Social and Governance), traduzido literalmente para o português como o índice Ambiental, Social e de Governança, o qual tem sido, constantemente, falado nas pautas da sociedade e das empresas, para a transformação dos negócios empresariais, como forte influenciador na tomada de decisões dos investidores ao redor do mundo.
Ou seja, o ESG é um conjunto de boas práticas padronizadas, com a visão de definir se as empresas de comércio exterior têm a consciência social, são sustentáveis e ainda gerenciadas de forma correta, como uma mensuração do desempenho de sustentabilidade das empresas.
Assim sendo, o esg no comércio internacional dirá respeito à integração de valor econômico, somado à preocupação com o meio ambiente, com a sociedade e a melhor governança corporativa.
Diante disso, as empresas necessitam colocar esses padrões em prática para mostrar maior responsabilidade e comprometimento no segmento internacional em que atuam, bem como com os clientes, fornecedores, colaboradores e os investidores.
Os critérios do esg no comércio internacional são utilizados para que os gestores compreendam se existe sustentabilidade na organização, para que consigam ampliar a sua análise de negócio para além da financeira, mensurando a visão de ser uma empresa viável de receber investimentos para engajar positivamente a sociedade e o meio ambiente.
Desse modo, trata-se da validação como uma organização consciente sobre o seu papel de empregadora e de agente social para atestar a influência que exerce, gerando negócios por todo o ecossistema de relacionamento entre as partes.
Quais são os seus pilares essenciais?
Também conhecido pelo termo Responsabilidade Social, Corporativa ou Empresarial (RSE), o esg no comércio internacional é o responsável pelo gerenciamento no impacto que suas ações geram na sociedade.
Por meio das práticas, busca-se certificar o desenvolvimento de todas as partes interessadas, tomando iniciativas para que os benefícios das ações tenham influência positiva na vida das pessoas.
Ou seja, o objetivo não é apenas lucrar com o retorno financeiro, mas também melhorar todos os relacionamentos por meio de doações, causas sociais, preservação do meio ambiente, dentre outros.
Os principais pilares do ESG são:
- ambiental, que envolve práticas com o cuidado da natureza e do meio ambiente;
- social, o qual se refere em praticar ações para fazer o bem para a sociedade, melhorando a comunidade ao redor;
- governança, a qual se trata do conjunto de práticas para fortalecer os interesses da empresa e dos stakeholders, conforme normas de órgãos fiscalizadores.
Quais são as vantagens das práticas de ESG?
Atualmente, as empresas que buscam colocar em prática as ações do esg no comércio internacional, colaboram para a preservação da natureza, auxiliam na construção de uma sociedade inclusiva, além de seus colaboradores também participarem das causas com engajamento e colhendo os bons frutos das ações executadas.
Novos investimentos
As empresas importadoras ou exportadoras que adotam práticas ESG tornam-se cada vez mais interessantes para os investidores, pois estes não visam apenas o retorno financeiro do lucro obtido, mas também a responsabilidade que as empresas têm em alinhar as medidas urgentes para a redução das desigualdades e do mal uso de recursos naturais.
Imagem da empresa
O esg no mercado internacional reforça a imagem das empresas perante a sociedade e seus clientes, mediante a abertura de novos mercados para o alcance de novos públicos. Afinal, o maior foco no compliance e em processos mais transparentes, constrói uma imagem do negócio mais sólida e impecável.
Preferência dos clientes
Diante das mudanças nos hábitos dos consumidores, cada vez mais exigentes e conscientes das questões sociais e ambientais, tendem a cobrar o mesmo posicionamento das empresas de comércio exterior, para o acompanhamento das tendências alinhadas aos princípios do ESG.
Que impactos o ESG traz para o comércio exterior?
O esg no comércio internacional tem influência direta na sociedade e no meio ambiente, pois a própria cadeia de suprimentos internacional é movida por combustível de origem fóssil, sendo o maior responsável pelas emissões de gases do efeito estufa em nosso país.
Diante disso, as empresas do comércio exterior sofrem pressões para a adoção de práticas sustentáveis, com a inclusão de investimentos em energias renováveis e de tecnologias avançadas.
Além disso, a governança empresarial é impulsionada pela busca de processos eficazes e controles internos, alinhados com as práticas sustentáveis exigidas em diversas regulamentações e legislação do comércio internacional.
Qual é a importância do ESG ser praticado no comércio exterior?
A prática do esg no comércio internacional é fundamental para os segmentos que atuam no exterior, pois a desaceleração da degradação dos recursos naturais, para a preservação do planeta às gerações futuras é uma meta a ser alcançada por todos, com a boa prática dessas ferramentas disponíveis para as empresas.
Em decorrência da alta emissão de gás carbônico, a pauta vai além e passa pela inserção em mercados mais exigentes, pela redução de barreiras que são impostas, além do melhor posicionamento perante o público-alvo e os stakeholders.
Para que de fato uma cadeia de suprimentos internacional seja mais sustentável, tanto para as pessoas quanto para o planeta, faz-se necessário um investimento no modelo empresarial transparente e de acordo com a legislação vigente, para o alcance dos resultados por meio da comunicação clara entre todos.
De que forma o ESG traz a sustentabilidade empresarial por meio da tecnologia?
Enfim, diante da tecnologia de ponta todos os esforços são agrupados com o único objetivo no desenvolvimento sustentável das empresas, responsáveis com a causa do esg no comércio internacional, investindo em tecnologia avançada pela busca da energia sustentável, na melhoria do uso de bens naturais, assim como no aprimoramento na qualidade de vida.
Além disso, a tecnologia assegura um compliance para os processos se tornarem mais digitais, claros e transparentes, com o auxílio de softwares de comércio exterior que automatizam tarefas, reduzem riscos, mensuram o impacto ambiental a analisam o planejamento com maior agilidade.