Qual o futuro da logistica e as novidades que rolaram na Intermodal 2019

by Cheap2ship

Todos os anos milhares de pessoas de todas as partes do mundo passam pela maior feira de logística da America Latina, a Intermodal. São 3 dias de imersão em um mundo repleto de novidades logísticas com soluções inovadoras dos mais variados segmentos. Abaixo seguem algumas das principais novidades que foram encontradas nessa edição:

Armador virando agente de cargas?

Muitas pessoas notaram durante a feira algumas mudanças significativas na abordagem dos armadores, “queremos fazer sua operação de porta a porta’. O que se sabe até o momento é que com a digitalização dos processos os armadores passaram a olhar mais para os clientes afim de atender de forma mais personalizada aos e também criar uma forma de facilitar o processo aos mesmos. Um exemplo disso é a Maersk, maior armador do mundo que apresentou na feira o serviço onde é feito: A coleta na origem, embarque marítimo, desembaraço aduaneiro no destino e o envio da carga ao cliente na empresa no destino. Algo antes somente feito por agentes de cargas agora também é realizado pelos armadores. Nota-se que essa será uma tendencia que obrigará os agentes de cargas a criar soluções e formas tecnológicas de conseguir crescer em meio a esses gigantes.

Digitalização do comércio exterior

Outra novidade que se viu muito na feira são as formas diferentes de ferramentas que prometem digitalizar o comércio exterior brasileiro. Desde ferramentas de gestão de cargas, negociação de fretes e até mesmo soluções de big data que gerenciam e mostram números em tempo real de todas as operações da empresa. Isso mostra que tudo que já é a muito tempo realidade na Europa e América do norte começa a chegar na America latina trazendo agilidade e maior segurança nas operações.

ERPs menos robustos e mais ágeis

Todos conhecem ERPs robustos e caros que aglomeram todas as operações de uma empresa. O que acontece muitas vezes é que esses ERPs não conseguem acompanhar o mercado dando oportunidade para que novas soluções mais ágeis possam ganhar mercado. E foi isso que se viu na Intermodal desse ano. Diversas empresas de médio porte com soluções voltados a resolver um problema apenas porém bem resolvido.

Controle maior das operações

Outra grande novidade que estava em alta na feira é que com o aumento de empresas com OEA(Operador Econômico Autorizado) muitas soluções estão sendo criados para que toda a operação da empresa possa ser monitorada, ou seja, desde a retirada na origem até a entrega no destino é necessário ter o controle total da operação fazendo assim com que a mercadoria chegue no destino sem qualquer risco de maiores problemas.

No demais, a feira trouxe a tona como em outras edições os mega stands dos armadores, portos, e empresas de outros países. Algo muito legal foi um stand com mais de 40 agentes de cargas das mais diversas regiões do mundo atendendo agentes de cargas brasileiros para desenvolver parcerias e negócios. Isso mostra um pouco das mudanças que a feira teve nos ultimos anos.

Palavras chaves: cheap2ship / c2s / frete internacional / redução de custos / comércio exterior / logística / cotação de frete /  importação /  exportação