No dia a dia de quem trabalha com importação e exportação muito se questiona para saber com qual fornecedor de frete é melhor de trabalhar. O armador, que é o dono do navio ou agente de carga que compra um espaço no navio para levar as cargas de seus clientes.
Para analisar isso fizemos um comparativo de prós e contras de se trabalhar com um ou outro conforme abaixo:
Armador:
Prós:
– Na prática as empresas que contratam fretes diretamente com o armador tendem a conseguir bons valores desde que tenham grande volume seja importação ou exportação.
– Garantia jurídica da empresa que em caso de problemas o mesmo não irá sumir do mapa uma vez que são empresas multinacionais e de grande porte.
– Compra do frete e taxas diretamente no site do armador podendo já escolher qual melhor dia para poder embarcar as cargas.
Contras:
– Limitações de atendimento uma vez que devido a demanda de trabalho e ao baixo número de pessoas que os armadores têm na equipe acaba causando problemas às empresas por terem dificuldades em conseguir informações mais precisas da operação de forma rápida e clara.
– Clientes com pouco volume dificilmente conseguem bons valores diretamente com os armadores.
Agente de carga:
Prós:
– Oferecem valores competitivos e lidam diretamente com os armadores “filtrando” todas as informações e resolvendo os possíveis problemas que venham a ocorrer durante a operação logística da carga.
– Muitos agentes de cargas oferecem prazo de pagamento para os custos de fretes internacionais.
– O atendimento na grande maioria das vezes é diferenciado ajudando a empresa contratante em possíveis problemas.
– Conseguem bons valores mesmo com clientes que tenham poucas cargas.
Contras:
– No Brasil é muito fácil ser um agente de cargas, por isso, é muito comum empresas confiarem suas operações em um agente e ao fim do processo o mesmo não existir mais e a empresa amargar um alto prejuízo.
– Alguns agentes mal intencionados costumam tirar valores do frete e inserir nas taxas passando despercebido pelo cliente. Por isso é sempre bom avaliar constantemente os fornecedores.
Por isso, ao contratar um frete internacional é necessário sempre ter bem claro qual a real necessidade da empresa, ou seja, ter um valor e tratar direto com os proprietários dos navios sabendo que o atendimento não será tão bom ou usar um intermediário que irá prestar um serviço de melhor qualidade que poupará tempo de serviço da equipe e ajudará em possíveis problemas, que se escolhido de forma errada, poderá causar prejuízos para a empresa.
A dica que deixamos é para antes de mais nada entender a real necessidade da empresa e sempre abrir para testes possíveis fornecedores que passam comprovadamente confiança e ofereçam serviços de qualidade aliados a preços competitivos.