Eficiência Logística – De que forma aumenta-la e como reduzir os custos de fretes?

O comércio internacional tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Dessa forma, surge com ele a necessidade de um sistema de eficiência logística e econômica para transportar mercadorias em todo o mundo.

Uma das principais preocupações das empresas que atuam no mercado global é a gestão de fretes. Afinal, isso pode representar uma parcela significativa do custo final dos produtos exportados e importados.

Uma das primeiras etapas para otimizar a gestão de fretes é a escolha do modal de transporte mais adequado para cada tipo de carga. É necessário avaliar as características dos produtos, como peso, volume e fragilidade, além de considerar as distâncias a serem percorridas e as possibilidades logísticas de cada região.

A escolha correta do modal de transporte pode gerar redução nos custos e aumento na eficiência da logística global.

O que é uma cotação de frete internacional?

A cotação de frete internacional é uma estimativa de custo para o transporte de cargas entre dois países ou regiões diferentes. Essa cotação pode ser solicitada por empresas que desejam importar ou exportar produtos e é fornecida pelas empresas de transporte internacionais, conhecidos como agentes de carga.

Para receber uma cotação precisa é necessário fornecer informações detalhadas sobre a carga a ser transportada, bem como o destino e o prazo de entrega desejado.

Os detalhes da carga incluem informações como peso, dimensões, tipo de embalagem e suas particularidades como, por exemplo, se há a necessidade de transporte refrigerado ou de carga perigosa.

Já o custo do transporte leva em conta fatores como: a distância a ser percorrida, a infraestrutura disponível nos países de origem e destino, os impostos e regulamentações locais, a disponibilidade de carga nos navios ou aeronaves e o valor da carga.

É importante ressaltar que algumas empresas optam por trabalhar com cotações SPOT (caso a caso), mais adequadas para os que possuem menos processos e mais pessoas atuando; ou BID (contratos) que são as de validade longa, adequadas aos que possuem muitos processos ou poucas pessoas na operação.

Como medir a eficiência logística?

A eficiência logística pode ser medida de várias maneiras, incluindo a precisão da cotação fornecida, o tempo de resposta da empresa de transporte, a eficiência do transporte e o cumprimento dos prazos de entrega.

Se a cotação de frete não reflete com precisão os custos e despesas do transporte, a operação logística poderá resultar em custos adicionais para o contratante. Portanto, é importante que o agente considere todas as despesas envolvidas no processo.

A eficiência do transporte é outra medida importante. Se o agente de cargas tem uma infraestrutura bem estabelecida, garantindo que as cargas sejam entregues de forma rápida e segura, isso pode ser um fator importante para a escolha dele novamente em uma próxima oportunidade.

Naturalmente, se a empresa de transporte é capaz de cumprir os prazos prometidos, ela certamente será considerada mais eficiente do que as empresas que falham neste ponto.

Como reduzir custos e aumentar a eficiência logística?

Uma das maneiras de reduzir os custos logísticos é utilizar uma plataforma capaz de reunir diferentes  cotações em um só lugar. Isso permite com que a empresa faça análises comparativas das cotações recebidas e escolha a opção que melhor atenda suas necessidades de transporte.

Além disso, leva em consideração a precisão da cotação, tempo de resposta da empresa, eficiência do transporte e cumprimento dos prazos de entrega.

Outra maneira é otimizar as rotas de transporte e consolidar as cargas sempre que possível. Visto que isso pode ajudar a reduzir os custos de transporte e aumentar a eficiência logística.

Dessa forma, as empresas importadoras e exportadoras podem aproveitar ao máximo o uso do espaço de carga e minimizar o número de veículos de transporte necessários.

Faça a gestão a partir de KPI para medir a eficiência logística

A adoção de ferramentas de gestão para medir o desempenho da área é essencial para mostrar de maneira clara a performance ideal da eficiência logística.

Neste sentido, salientamos que a prática requer a centralização dos dados em um local para, assim, se possa partir para a análise unindo os dados obtidos com os feedbacks coletados entre os demais atores do processo logístico como fornecedores e parceiros operacionais.

Adote estratégias multimodal

Estratégias multimodal são ótimas alternativas para a redução de custo, pois embarques muito grandes podem ser divididos em outros modais.

Isso significa que uma carga de 100 toneladas pode ser distribuída da seguinte maneira: 10% via modal aéreo e 90% via modal marítimo.

Invista em capacitação para sua equipe

Capacitação é o primeiro passo para ser eficiente em qualquer área e na logística não tem como ser diferente. Uma equipe constantemente treinada, atualizada com as mais novas tendências de mercado certamente irá saber avaliar melhor as opções e saberá identificar problemas que possam surgir.

Centralize suas negociações de frete internacional em um só lugar

Uma maneira de ser eficiência na logística em 2023 é centralizar as cotações em plataformas que qualificam os agentes de cargas (e outros prestadores de serviços) em um só lugar, em um mesmo layout, tornando a rotina de quem cota os fretes muito mais fácil, seja na hora de analisar as cotações, seja no momento de filtrar por melhores prestadores de serviços.

É possível buscar parcerias de longo prazo e estabelecer acordos de volume que permitem obter descontos que reflitam diretamente nos custos de transporte. Além disso, é importante avaliar a possibilidade de utilizar transportadoras locais, que podem oferecer preços mais competitivos.

Quais os desafios globais para o setor logístico em 2023?

A utilização de tecnologias para o contexto logístico ainda é um desafio a ser vencido. Isso porque ferramentas como o Blockchain e a Inteligência Artificial prometem inúmeros benefícios para a eficiência logística. Contudo, tais ferramentas ainda não são uma realidade global.

O Blockchain, por exemplo, pode ser utilizado para garantir a integridade e a segurança dos documentos referentes aos processos logísticos. A Inteligência Artificial, por sua vez, pode ser aplicada para otimizar rotas de transporte e reduzir os tempos de entrega.

Independentemente da popularidade dos aplicativos, investir em tecnologia e sistemas de informação é essencial. Isso inclui sistemas de rastreamento de carga, softwares de gerenciamento de estoque e transportadoras e sistemas de informação de mercado. Assim, é possível prever a demanda por transporte internacional e adaptar a sua estratégia de negócios em conformidade.

Fique por dentro das tendências globais do setor logístico com a Cheap2ship

Nossa plataforma oferece relatórios personalizados com insights específicos de mercado para as empresas, adaptados às suas necessidades individuais de negócios. Esses relatórios podem apoiar a tomada de decisões estratégicas para melhorar sua operacionalização.

Entre em contato com o nosso time agora mesmo!