O conceito de blockchain está pautado no fato de ser uma tecnologia consolidada e definida como a principal responsável pelo sucesso no uso de criptomoedas. Neste artigo abordaremos como diversos segmentos do comércio internacional estão evoluindo no uso dessas novas e diferenciadas tecnologias. Claro, sem deixar de mencionar o blockchain no comércio exterior, com todas as suas aplicações em escala global para agilizar as transações internacionais por meio do uso de criptomoedas e contratos inteligentes no comércio internacional entre os países-alvo.
Fonte: https://www.freepik.com/free-photo/man-playing-virtual-reality-map_926699.htm#query=Com%C3%A9rcio%20Exterior&position=2&from_view=search&track=sph
Atualmente, essa tecnologia está presente com força na sustentação de todas as operações de criptomoedas variadas. Além disso, vem ganhando novos recursos à medida que o seu conceito é aprimorado e atualizado no cotidiano.
Leia o artigo até o final e entenda as possibilidades que o comércio exterior irá aproveitar com os avanços do blockchain, mesmo com toda a complexidade de seus processos de importação e de exportação.
O que é blockchain?
A tecnologia ganhou relevância em 2008 resultado do funcionamento da bitcoin, a criptomoeda virtual associada a um sistema financeiro eletrônico peer-to-peer. Basicamente, é uma rede de computadores descentralizada em que cada um dos participantes funciona também como servidor, não apenas como cliente.
No entanto, há alguns anos a aplicação da tecnologia vem se desvinculando dos limites do bitcoin. Isso porque está ligada ao sistema financeiro, com suas aplicações reais em instituições bancárias e em empresas do governo. Inclusive, o blockchain no comércio exterior está sendo promissor para todos os segmentos internacionais.
Em síntese, blockchain é uma rede que executa o seu funcionamento em blocos encadeados que garantem maior segurança, uma vez que sempre carregam seu conteúdo juntamente da impressão digital.
Diante disso, o processo tecnológico mantém a colaboração, segurança e transparência, o que torna a rede confiável por conta dos vínculos da impressão digital existente entre os blocos criptografados.
Tipos de aplicações práticas do blockchain
Geralmente, as empresas trabalham com uma modalidade de blockchain privada, com o acesso apenas de pessoas autorizadas para acompanhar o seu funcionamento.
Também chamado de “protocolo da confiança”, a tecnologia funciona como se fosse um livro contábil compartilhado e imutável. Isso facilita o registro das transações e o rastreamento de ativos em uma rede privativa.
O blockchain no comércio exterior possibilita, portanto, que a tecnologia avance em um patamar melhor e mais seguro, nos diversos processos complexos existentes nos segmentos internacionais. Dessa forma podem expandir seguindo as regras preestabelecidas pelo algoritmo.
As empresas que realizam grandes operações com muita complexidade e alto valor financeiro de fato já buscam pela evolução tecnológica nas situações mais utilizadas. Como, por exemplo, as transações financeiras, as negociações de contrato e a transparência de processos.
Vantagem do blockchain no comércio exterior
O uso do blockchain no comércio exterior oferece para as empresas um modelo cooperativo entre as nações. Ou seja, certamente cada país poderá visualizar os dados de outros países com toda a segurança, para que eles não sejam modificados sem autenticação.
Por meio do blockchain no comércio exterior é que as empresas envolvidas na etapa do processo comercial internacional têm uma maior visibilidade no momento em que estão situadas.
Assim, os custos operacionais e os riscos nas negociações são reduzidos, permitindo que os concorrentes colaborem entre si para atender o cliente final de uma maneira mais rápida e ágil.
Essa tecnologia ganha destaque no comércio exterior por conta da sua versatilidade e segurança operacionais, impactando nas transações internacionais de forma eficiente e com maior agilidade. Afinal, reduz a circulação de informações em papel e ainda automatiza os variados processos que são necessários.
Fonte: https://www.freepik.com/free-photo/hand-pointing-currency-blockchain-technology-background_15559147.htm#query=blockchain&position=2&from_view=search&track=sph
Como, por exemplo, a validação de documentos por meio da plataforma digital. Além da troca de informações pertinentes entre aduanas, para que os acordos mútuos possam ser estabelecidos e cumpridos.
Certamente, todos esses potenciais benefícios da tecnologia blockchain no comércio exterior podem proporcionar para os diversos segmentos algumas boas vantagens. Dentre as quais listaremos abaixo:
- Redução de burocracia;
- Integração de dados compartilhados e seguros;
- Operações registradas com maior confiança e eficiência;
- Inviolabilidade de dados;
- Transparência de dados pelos integrantes da rede;
- Rastreamento das etapas processuais;
- Eliminação de intermediários para validar as operações;
- Simplicidade nos procedimentos aduaneiros.
Futuro do comércio exterior com o blockchain
Na prática, o blockchain no comércio exterior valida todas as operações internacionais por meio de um sistema que mostra informações imediatas e pertinentes, compartilhadas com transparência, agilidade e redução de gastos aos interessados na rede de relacionamento comercial.
Além disso tudo, vale destacar o procedimento seguro que a tecnologia demonstra na sua utilização, de forma que valida todas as operações necessárias e evita fraudes ou falhas.
As empresas de comércio exterior podem esperar do futuro com blockchain um criptoativo funcional para as tarefas do cotidiano. Poderá, inclusive, substituir o dinheiro real por ser mais prático para compras menores. Além disso, é muito mais confiável e seguro para as operações comerciais mais complexas que os segmentos internacionais requerem rotineiramente.
Fonte: https://www.freepik.com/free-vector/gradient-style-nft-concept_14064705.htm#query=blockchain&position=10&from_view=search&track=sph
Algumas agências governamentais e organizações internacionais já iniciaram o trabalho preliminar para a regulamentação da tecnologia, parecendo bem provável que os esforços internacionais para regular a blockchain continuem.
Conheça a tecnologia para comércio exterior da Cheap2ship
Com a tecnologia da plataforma de frete que a Cheap2ship oferece, as suas negociações de frete internacional serão feitas em apenas um local, com muito maior agilidade. Isso porque ela permite visualizar os seus fornecedores de frete em um só lugar e fazer a opção pela melhor oferta.
Em outras palavras, a sua empresa terá todas as cotações organizadas no mesmo ambiente digital para realizar comparações imediatas nas cotações de frete, o que fomentará uma redução dos custos e maior controle operacional das suas demandas.
Tudo isso 100% digital, com muita facilidade e agilidade em uma plataforma inteligente, na qual o gestor de transportes da sua empresa poderá acessar indicadores, gráficos e relatórios que trarão assertividade na tomada de decisão.
A plataforma digital da Cheap2ship traz muitos benefícios para todos os seus clientes desde a primeira utilização. Os números alcançados demonstram todos os pontos positivos que a sua empresa obterá com a solução em fretes internacionais. São eles:
- 95 pontos de NPS (Net Promoter Score) para os clientes;
- Mais de 30% na redução dos custos de frete;
- Mais de 90% no ganho de tempo operacional da sua equipe de transportes; e
- Mais de 97% de aumento no compliance nas negociações comerciais.
Nela a sua empresa poderá cadastrar seus atuais fornecedores de maneira organizada, observando todos os lances de propostas de cotações de frete e histórico em um só lugar para realizar a melhor negociação.