Qual é a quantidade ideal de fornecedores de frete internacional para um empresa que importa e exporta?

by Cheap2ship

Entre as empresas que contratam fretes internacionais sempre há uma questão que gera dúvidas dentro da área logística da empresa. Qual a quantidade de fornecedores de fretes internacionais ideais para garantir qualidade dos serviços aliados a valores de mercado competitivos? Para responder esse questionamento, muitas empresas de médio e grande porte dos mais variados ramos vem fazendo benchmarking entre elas e através desse meio compartilhando experiências e assim aprimorando os setores logísticos das empresas para que cada vez mais esse setor seja considerado um diferencial da empresa.

Por isso, o que se vê em empresas que utilizam o frete internacional para exportar ou importar suas mercadorias é que na grande maioria trabalham com uma média de 5 a 8 fornecedores de fretes internacionais que cuidam de todo o processo de embarque da carga na origem e entrega no destino. Com essa quantidade de fornecedores as empresas têm conseguido valores competitivos para as mais variadas rotas do mundo.

Além dessa média de 5 a 8 agentes de cargas e armadores, outra forma de obter valores competitivos e bons serviços de frete internacional é medir cada vez mais a qualidade dos fornecedores e de tempo em tempo dar oportunidades para novas empresas demonstrarem seus serviços. Em outros casos, é necessário trocar parceiros que não oferecem valores competitivos uma vez que, no mercado sempre existem empresas que buscam e ofertam valores e serviços ainda mais atraentes atendendo as necessidades da empresa solicitante.

Outra questão muito importante ao selecionar fornecedores de frete internacional é verificar as certificações que os mesmos possuem. Certificados como OEA, ISOs dentre outras existentes no mercado devem ser considerados como diferenciais na definição de um novo parceiro. Isso ocorre para evitar principalmente problemas futuros que possam acontecer e levam para a empresa a certeza de que estão fazendo negócios com um fornecedor diferenciado de mercado, que irá auxiliar a empresa a garantir que o serviço seja realizado com os melhores custos e com segurança em toda a operação. Para isso, empresas principalmente de grande porte utilizam KPIs de qualidade com os fornecedores, justamente para que o alto padrão de qualidade não diminua com o tempo e que a logística seja eficiente gerando um valor ainda maior para empresa.