BID de fretes internacionais: Entenda o motivo para nunca mais usar esse método

by Cheap2ship

‘Em poucos anos o BID deixará de ser utilizado principalmente pelas grandes empresas que buscam diminuir custos sem perder a qualidade dos serviços logísticos’.

Todos os anos no Brasil são contratados cerca de 50 bilhões de dólares somente em fretes internacionais seja na exportação ou importação. Deste montante, boa parte dele é feito por empresas de médio e grande porte que utilizam o BID seja ele trimestral, semestral ou anual para contratar fretes internacionais. O BID nada mais é do que um convite para os fornecedores de frete apresentarem propostas para as empresas. No dia e horário marcado as empresas encaminham os seus melhores valores e assim que isso é feito as empresas contratantes de fretes escolhem os melhores fornecedores avaliando: custos, transit time, qualidade de serviço.

No Brasil principalmente para as grandes empresas o BID é utilizado para economizar tempo do time de cotação de fretes onde em teoria uma vez definido os valores para o restante do período contratado o mesmo é seguido sem que hajam alterações e também com o intuito de economizar custos uma vez que fechado o contrato os valores ficam congelados pelo período.

O problema é que, nesse formato os custos de fretes internacionais sempre serão mais caros uma vez que os fornecedores de frete trabalham com uma boa margem para que caso o frete aumente durante o período de vigência do BID esse valor a maior possa cobrir essas possíveis perdas. Ainda sim, caso os fretes venham a subir durante o período de vigência do contrato de BID para que a carga embarque será necessário pagar uma diferença ou caso contrário a mesma não irá embarcar o que ocasionara atrasos na chegada da mercadoria no destino.

Por isso, contratos de BID não são atrativos como o mercado costuma praticar. Cotar os fretes caso a caso ou por um período não maior que 30 dias é o ideal para economizar valores. Quanto ao fato de cotar caso a caso ser mais trabalhoso nos dias atuais já existem no mercado plataformas para contratar fretes de forma simples e fácil que em menos de 24 horas é possível encontrar os melhores valores de mercado com fornecedores de qualidade.

Por isso, grande parte das empresas tem procurado soluções e as primeiras que estão deixando de fazer BID para contratar fretes por períodos mais curtos tem economizado cerca de 15% nos custos de fretes internacionais.  Acredita-se que em poucos anos mais da metade das empresas terão deixado de lado as cotações por BID e utilizarão as plataforma para contratar os fretes da empresa de forma rápida, segura e com os melhores custos de mercado.

Gostou desse post?  Acesse nosso site e fique por dentro de todas as novidades de mercado: https://www.cheap2ship.com/artigos/