Frete internacional: Por que ele é tão relevante na hora de importar e exportar?

by Cheap2ship

‘Ter um bom custo de frete internacional determinará até mesmo o preço final do seu produto no mercado interno ou externo’.

Muitas empresas que contratam fretes internacionais se deparam diariamente com aumentos de custos muitas vezes sem qualquer aviso prévio e que muitas vezes inviabilizam toda a operação de uma importação ou exportação. Além disso o que se nota no mercado também é que poucas empresas se preocupam com esses custos e acreditam que por ser um valor que em grande maioria das operações representa em media apenas 3% do custo do produto vale muito mais a pena solicitar reduções no custo do produto do que pedir reduções no frete internacional.

O que não se sabe é que esse custo de frete pode sim ser reduzido se feito da forma correta e utilizando os métodos disponíveis no mercado atualmente.  Antigamente para reduzir custos as empresas barganhavam diretamente com os fornecedores de frete fazendo isso caso a caso através de e-mail ou por telefone. Hoje, para reduzir custos em fretes internacionais as médias e grandes empresas utilizam as startups, que através de metodologias diferenciadas de mercado encontram formas e maneiras de levar essas empresas a obterem os menores valores de fretes internacionais no menor tempo possível com segurança.

Por se tratarem de novas tecnologias de mercado muitas empresas  ainda não conhecem muito a fundo o que essas startups fazem. Nos dias atuais cerca de 2% das empresas que importam e exportam já utilizam alguma ferramenta para redução de custos porém esse índice tende a aumentar muito nos próximos anos onde a previsão para 2022 é de que 25% do mercado tenha acesso a algum tipo de plataforma.

Com esse movimento a todo vapor em todo o Brasil e em várias partes do mundo as reduções podem chegar a 25% do total do frete internacional. Desta forma,  os produtos brasileiros tanto exportados quanto importados tem chegado aos seus mercados com menores valores fazendo assim com que o custo Brasil diminua.