5 formas de economizar na contratação de fretes internacionais

by Cheap2ship

Muito se fala nas grandes empresas de que forma é possível reduzir custos sem afetar diretamente os serviços ofertados pelos fornecedores de fretes internacionais. Desta forma, diversas soluções são comentadas no mercado, porém poucas realmente levam essas reduções conforme prometidas.

Por isso listamos aqui cinco formas de garantir que tudo saia conforme previsto com bons valores aliados a serviços de ótima qualidade:

1° Fornecedor de confiança:

Conheça seu fornecedor, ele é quem estará a frente de todo o transporte de suas cargas e saber de quem se trata é importante para evitar dores de cabeça futuras. 

2º Abra as portas para novos fornecedores:

Novos fornecedores devem sempre ser analisados. Tenha sempre em mente que em um mercado competitivo como é, em todos os setores, sempre surgem novas empresas querendo ganhar mercado com valores competitivos e serviços de qualidade. Por isso, esteja sempre aberto a recebê-los. Sempre que um novo fornecedor aparecer em sua empresa tente coletar o máximo de informações possíveis sobre o mesmo desde a credibilidade de mercado até a preocupação com compliance e serviços. Fazer um teste com novos fornecedores sempre é válido para obter bons valores e estimular a concorrência a cada vez mais trabalhar na melhoria contínua dos serviços prestados e na busca por melhores custos de mercado.

3° Saiba identificar a diferença de ‘vendedor parceiro’ para ‘vendedor comercial’

Costuma-se dizer no mercado de fretes internacionais que existem dois tipos de vendedores que são os mais conhecidos:  aqueles que entram em sua empresa e lhe prometem o mundo perfeito que não existe e na hora ‘H’ ele some (vendedor comercial) e aquele que lhe oferece valores e serviços dentro da realidade e que vai lhe ajudar sempre que tiver um problema.( vendedor parceiro). Aprenda a identificar esse tipo de vendedor para evitar problemas futuros.

4° Bid não reduz custos

Muitas empresas utilizam o BID com intuito de diminuir o tempo perdido nas cotações de frete internacional, porém, o que não é levado em consideração é que valores fechados por longos períodos nem sempre são os melhores de mercado. Isso acontece porque com a oscilação do mercado de fretes durante todo o ano os fornecedores acabam aplicando valores maiores nos BIDs para compensar possíveis perdas. Porém, caso o frete permaneça baixo durante todo o período o tomador do frete acabará tendo pago valores até 30% maiores ao final ano.

5° Equipe qualificada

Nunca é demais bater na tecla que, pessoas qualificadas que recebem um valor justo pelo seu trabalho conseguem trazer melhores resultados para a empresa. A pessoa responsável pela contratação de frete precisava acima de tudo ter um bom jogo de cintura e ter conhecimento do setor para poder li dar com as ‘pegadinhas’ de mercado.

Esperamos que com essas dicas possamos ajudar a sua empresa e melhorar seus custos e também aumentar a sua produtividade.