Plataforma online que reduz em até 40% o frete internacional de importadores e exportadores vence prêmio de empresas mais inovadoras do ano de 2018

by Cheap2ship

O Estado de Santa Catarina dá exemplos de como driblar a crise com criatividade e livre iniciativa. O menor Estado do Sul tem apenas 6.7 milhões de habitantes, mas indicadores que impressionam. Terceiro maior índice de desenvolvimento humano (IDH) dentre os Estados brasileiros, 0.78 (IBGE – 2016), Santa Catarina tem a maior expectativa de vida do Brasil, 79,1 anos e menor taxa de homicídios, 9,6 por cem mil habitantes (Marcoplan – 2016), além de ter a maior nota no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) para os anos finais do Ensino Fundamental, de 6,1 (MEC – 2013).

Santa Catarina dá exemplos não apenas nos indicadores sociais, mas nos econômicos também. Tem o melhor Coeficiente de Gini do Brasil, ou seja, é o Estado da Federação com a melhor distribuição de renda, superior ao de países desenvolvidos como Portugal e Israel. Em 2017 Santa Catarina liderou a criação de postos de trabalho em termos absolutos no país, com 53 mil postos (Caged – 2017). Santa Catarina torna isso possível por meio da sua grande diversificação econômica. A região Norte e do Vale do Itajaí possui um polo de alta densidade industrial com destaque para o setor automobilístico, metal-mecânico e têxtil. As mesmas regiões dispõem de uma sólida rede de portos, único Estado a ter dois deles, Itajaí e São Francisco do Sul, na lista dos dez maiores do país. O Estado possui o maior parque pesqueiro industrial do país. A região da Grande Florianópolis que concentra indústrias de alta tecnologia e inovação. Já a região sul do Estado possui não apenas a produção de commodities como carvão, mas também a indústria de transformação, a exemplo do polo ceramista de Criciúma e região. O oeste e a região serrana mostram sua força no agronegócio, o Estado é o maior produtor brasileiro de maçãs, de carne suína e de aves do Brasil, aliás o Brasil é o quarto maior exportador mundial de carne suína e o maior de carne de aves.

Como Santa Catarina, com apenas 3% da população brasileira, consegue ocupar lugar de protagonismo social e econômico dentre os Estados brasileiros e ser o vice-campeão em competitividade internacional (IBGE – 2017)? Uma das respostas é a inovação tecnológica. O Estado concentra o segundo maior número de startups no Brasil em termos absolutos e o maior índice per capita. Empresas inovadoras surgem para resolver problemas sistêmicos e aumentar produtividade nos segmentos em que o Estado já é destaque. Uma das iniciativas que mais contribui para o surgimento de startups no Estado é o programa Sinapse da Inovação. Em 2017 ocorreu a sexta edição do programa, que obteve 1791 ideias e contemplou os 100 melhores projetos com subvenção econômica de 90 a 100 mil reais além de capacitação e assessoria da sua fundação de amparo à pesquisa (FAPESC).

Um dos exemplos de aproveitamento de várias dessas forças do Estado é a Cheap2ship, escolhida a melhor empresa do programa Sinapse da Inovação na região do Vale do Itajaí e uma das 100 do estado de Santa Catarina. Estrategicamente localizada em Bombinhas, no centro do eixo industrial-logístico-portuário do Estado e do Sul do Brasil, a Cheap2ship disponibiliza uma plataforma de contratação de fretes internacionais sem taxas de utilização ou mensalidades para importadores, exportadores e agentes de carga. O sistema de leilão reverso online possibilita respostas em poucas horas, enquanto o processo antigo, feito por e-mail, demorava dias. O sistema de leilão reverso, introduzido pela Cheap2ship no mercado, inerentemente estimula a redução de preços, que podem ser superiores a 40% além de reduzir prazos de transporte, já que os agentes de carga têm condições e bookings específicos. Assim, a plataforma atua como a inteligência de mercado necessária para aproximar os dois lados e estimular o fechamento dos melhores negócios para ambas as partes. Além disso, é possível também realizar BIDS dentro da plataforma, seja ele mensal, bimestral, semestral ou até mesmo anual. Apesar de estar a apenas quatro meses em operação, a Cheap2Ship já conta com cerca de 220 clientes, incluídas multinacionais de protagonismo internacional e cerca de 50 agentes de cargas dentre eles os maiores que operam no Brasil. Para alcançar essa marca impressionante, desde o início preocupou-se com transparência, rigoroso e amplo controle do fluxo de informação, de acordo com as melhores práticas da ISO 19600, empresa pró-ética, e da recente ISO 37001, referente a sistemas antissuborno. O sistema da startup catarinense impossibilita a prática de suborno, reduzindo mais ainda os custos dos transportes para importadores, exportadores e até para agentes de carga.

Esse é um dos exemplos que demonstra o potencial do estado de Santa Catarina servindo de modelo aos demais estados da federação que com investimento nas pequenas empresas é possível alavancar negócios inovadores e trazer aos empreendedores que desejam montar seu negócio a chance de ter seus sonhos realizados.