Destinado aos exportadores inexperientes ou para quem ainda não exportou, mas está pensando nisso como uma possível oportunidade para a sua empresa. Vamos compartilhar nesse texto os benefícios de contratar uma parceria para a terceirização no Comércio Exterior.

Para tanto, no mercado internacional existem start-ups com soluções logísticas focadas em todos os públicos que operam no Comércio Exterior. Por meio de ferramentas especializadas são capazes, por exemplo, de negociar fretes internacionais por diversos modais.

Falaremos também das vantagens da terceirização no setor como ferramenta de apoio perante os dilemas encontrados na estruturação de um departamento específico e demais burocracias nas demandas.

Quais as vantagens da terceirização no Comércio Exterior?

A escolha de um parceiro especializado em terceirização no Comércio Exterior pode ser uma experiência muito positiva para as suas primeiras movimentações internacionais de mercadorias.

Isso porque os gestores que ainda não possuem a experiência necessária para o controle de seus processos contratam esses parceiros que trarão confiança na execução das operações logísticas além de oferecer a qualidade de um bom serviço.

Desse modo, poderão manter o foco no seu core business e a elevar a competitividade perante seus concorrentes.

Nesse sentido, alguns fatores podem ser determinantes e influenciar na escolha pelo parceiro adequado para a terceirização no Comércio Exterior:

  • Saber se o produto é exportável;
  • Verificar se o produto está adequado às normas internacionais;
  • Constatar se o produto será aceito no mercado internacional;
  • Ter a ciência das expectativas reais da empresa no ramo escolhido.

Processos facilitados com a garantia de melhorar o controle e eficiência nos processos

A empresa que inicia a incorporação de seus processos no Comércio Exterior vai se deparar com diversas burocracias demandadas pelo setor. Justamente por isso começar a importar ou exportar pode causar certa apreensão por falta de afinidade com os assuntos.

Todo início é cercado por muitos desafios e inseguranças, sobretudo na adoção das melhores estratégias a serem tomadas, no cumprimento das exigências legais ou até mesmo nas escolhas mais pertinentes no que diz respeito ao nicho de mercado em que a empresa atua.

Por isso, a contratação de uma empresa especializada em terceirização no Comércio Exterior é fator-chave para garantir eficiência e segurança para alçar voos mais altos.

O objetivo é melhorar a eficácia no controle e no acompanhamento dos processos por meio de novas técnicas de negociação, além da melhoria na compra e na venda de produtos no exterior.

Os processos implementados podem trazer soluções ideais e personalizadas para cada negócio, entre elas:

  • a proximidade e compromisso com o resultado;
  • buscas por benefícios fiscais e tributários;
  • estudos das demandas de matéria-prima e de estoques; e
  • orientação aos processos da logística internacional.

Redução de custos operacionais

Com a contratação da empresa responsável para iniciar as atividades de terceirização no Comércio Exterior, o cliente já obtém como benefício a economia de despesas com a implementação de toda a infraestrutura de um setor específico para as transações.

Redução de custos operacionais

Como as terceirizadas trabalham com grande volume de negociação, conseguem oferecer preços atrativos para o frete. Assim como para os recursos focados no ramo do mercado internacional, que funcionam com alto grau de precisão.

Todo esse respaldo constante da gestão do negócio traz para as empresas:

  • foco do gestor no core business empresarial;
  • melhoria da produtividade;
  • entrega de resultados satisfatórios;
  • segurança, agilidade e controle operacionais;
  • garantia do especialista atualizado no lugar certo.

Otimização do cumprimento dos prazos logísticos

O sucesso das atividades desempenhadas no Comércio Exterior surge, principalmente, do sistema logístico integrado, que mantém as estratégias planejadas para que as etapas sejam cumpridas conforme o acordado com o cliente final.

Otimização do cumprimento dos prazos logísticos

Para que tudo isso ocorra sem preocupações, nada melhor do que a experiência de quem já atua junto aos portos, aos órgãos anuentes e à legislação aduaneira. A terceirização no Comércio Exterior se encarrega de tarefas como:

  • preparo de documentos aduaneiros;
  • contrato de seguro;
  • negociação de fretes;
  • coleta de carga na origem;
  • Desembaraço Aduaneiro;
  • entrega de mercadoria no destino.

O monitoramento das fases da logística internacional traz segurança para os prazos na transação, além disso, traz integração dos processos operacionais, o que diminui o impacto de imprevistos e permite uma tomada de ação mais ágil se algum problema surgir.

Foco no negócio com qualidade e eficiência

Com a contratação do parceiro que irá terceirizar os processos inerentes ao Comércio Exterior, todas as energias são direcionadas para a melhoria de performance da atividade-fim, portanto, sem a necessidade de o cliente desenvolver um know-how prévio em importação e exportação.

Essas atividades exigem conhecimentos específicos para a obtenção de bons resultados. Por esse motivo, a terceirização no Comércio Exterior soma forças à inteligência empresarial e credibilidade à experiência do parceiro terceirizado, proporcionando assim um crescimento exponencial na qualidade de produtos e de serviços.

Equipe especializada em Comércio Exterior

Um time que atua com exclusividade e é especializado em um segmento do Comércio Exterior tem muita capacitação e vivência no contato direto com várias empresas do ramo, pois sabe exatamente o que funciona e quais as falhas que precisam ser eliminadas.

Terceirização no Comércio Exterior: vale a pena?

Isso faz toda a diferença no momento de planejar e executar soluções personalizadas para cada cliente quando o objetivo é reduzir a rotatividade (turnover) e investir na expansão no mercado.

Transformação tecnológica

O uso de uma plataforma digital inteligente que se integra ao Comércio Exterior facilita na gestão e simplifica as rotinas sem a necessidade de aquisição de softwares adicionais e ainda proporciona:

  • segurança na armazenagem de dados e de documentos;
  • melhoria de tempo com a automação dos processos operacionais;
  • fácil acesso e agilidade nas tarefas;
  • informação rápida ao alcance do cliente;
  • maior visibilidade nas negociações.

A terceirização no Comércio Exterior deve ser com uma parceria de confiança

Os empresários que desejam diversificar sua atuação no mercado internacional assim como expandir os seus negócios precisam de uma parceria de confiança na terceirização dos seus processos de internacionalização. Assim, não precisarão enfrentar certos dilemas burocráticos ou construir um departamento específico, nem mesmo contratar uma consultoria.

A empresa terceirizada terá acesso a dados sensíveis e de valor da sua empresa, sendo assim, na hora da escolha é necessário atentar para os diferenciais oferecidos, que agregam potencial ao seu negócio.

Aumente então, a competitividade de sua empresa com a terceirização no Comércio Exterior ao contar com uma equipe de profissionais especializados para atender as suas principais demandas. Eles recomendarão soluções personalizadas para a sua empresa com o objetivo de alinhar todos os processos conforme as suas necessidades.