Preço ou Serviço? Como contratar fretes internacionais de forma inteligente

Contratar fretes internacionais nunca foi tão complicado como depois do início da pandemia de Covid-19 que vem assolando o mundo desde fevereiro de 2020.

Preço ou Serviço? Como contratar fretes internacionais de forma inteligente

No início as pessoas ficaram isoladas em casa, fazendo com que nos primeiros dois meses as empresas retraíssem suas compras, receosas a respeito do que pudesse acontecer. A partir do momento que as pessoas entenderam o novo normal, o consumo aumentou significativamente, pressionando a logística no mundo todo com redução de frotas em razão de lockdowns e o aumento de demanda.

Com isso, diversos fatores se tornaram detalhes importantes na hora de escolher a opção de frete: qual agente de cargas contratar, se vale a pena fazer aéreo ou marítimo ainda compensa, entre outros.

Primeiro por causa do preço, que alcançou níveis nunca vistos, e segundo porque os armadores e companhias aéreas têm incluído cada vez mais termos e condições específicas para embarque.

Quer conhecer quais são os pontos importantes para não ser pego de surpresa? Então este texto é para você.

Qual a diferença entre preço e serviço?

A cadeia de suprimentos (supply chain) em uma importação é um conjunto de elos essenciais que não podem ser quebrados. É muito mais do que apenas levar um produto de um ponto a outro.

Quanto mais complexa for uma operação, maiores são as chances de que algo aconteça diferente do planejado, razão pela qual, quando isso ocorrer (sim, “quando”, porque sempre acontece), você vai desejar não ter contratado o frete internacional apenas com base no menor custo.

Preço de frete internacional

O preço que se paga é um fator importante para qualquer coisa que se compre ou se contrate, mas basear uma operação no menor custo em todos os serviços envolvidos não é a decisão mais inteligente. Isso porque, muitas vezes, o produto pode ter um custo milionário, o que pode gerar um prejuízo também alto caso algo saia do planejado.

Por essa razão, em se tratando de produtos de menor valor agregado, em que despesas acessórias – como o frete internacional – pesam muito na formação de preço, é interessante analisar todos os pontos de uma cotação para que a melhor decisão seja tomada.

Serviço de frete internacional

Em uma operação na qual a empresa tem um departamento de compras ou de Comércio Exterior que estejam focados em contratar fretes internacionais com base em valor agregado, a tendência é que a operação aconteça de maneira mais fluída.

Em casos assim, a probabilidade de que muitos operadores estejam envolvidos em uma mesma operação são menores e já elimina uma chance de risco.

Ainda assim, os fretes internacionais com valores mais baixos normalmente escondem uma armadilha (pegadinha), que vão desde um free time menor, uma diária de demurrage maior ou uma cobrança de valores abusivos para liberação da carga.

O que é inteligente considerar na hora de contratar fretes internacionais?

O custo precisa ser o último fator a ser analisado. Se sua empresa busca apenas preço baixo ela provavelmente está gastando com despesas acessórias ou indiretas, como ter muita gente para gerir muitos prestadores.

Portanto, coloque o preço em segundo plano e comece pelos benefícios que você pode ter com determinada escolha.

Complexidade da operação

Preço ou Serviço? Como contratar fretes internacionais de forma inteligente

Se a operação for mais complexa do que o comum, é preciso encontrar parceiros que entendam destes casos.

Há empresas que são engessadas, com diretrizes globais e processos definidos para atender uniformemente o mundo todo. Se a sua logística precisar de suporte diferenciado, certamente estes prestadores não conseguirão atender, ainda que ofereçam uma opção competitiva para contratar fretes internacionais.

Especialidade do agente de carga

Você não entregaria vacinas de Covid-19 para um agente de cargas que está acostumado a transportar apenas pneus, ou entregaria?

Assim como um fornecedor que carrega medicamentos e produtos que precisam de controle de temperatura dificilmente será competitivo para um embarque de pneus.

Destino

Da mesma forma que as empresas se especializam em produtos específicos, algumas se tornam experts em algumas localidades, como embarques de exportação com destino à África, importação da Espanha, Itália ou Estados Unidos.

A Índia, por exemplo, é um país desafiador para o agenciamento de cargas. Além da dificuldade em entender inglês, a cultura é muito diferente e a quantidade de agentes é infinita, fazendo com que seja difícil acertar o processo, exceto se o fornecedor for especialista neste país.

Tipo de carga

A especialidade do agente de cargas é fator determinante. Existem empresas de transporte internacional focados em todos os tipos de produtos, tais como:

  • importação de contêiner da China;
  • cargas projeto;
  • feiras internacionais;
  • mudanças;
  • produtos farmacêuticos;
  • exportação de frutas.

Transparência nas operações

Ao contratar fretes internacionais sua empresa espera que o agente de cargas seja transparente de ponta a ponta, ou seja, que ele não omita qualquer fato relevante que possa impactar seu embarque.

Transparência nas operações

Existem apenas duas maneiras de ter certeza – ou quase certeza – de que isso acontece. Uma delas é a confiança gerada com o tempo de trabalho juntos e a outra são as referências que seus colegas de área podem te fornecer a respeito daquele agente.

Capacidade de gerenciamento das etapas

Como seu processo é feito de etapas, o agente de cargas precisa conseguir gerenciá-las de acordo com sua necessidade e no seu tempo.

Ter ferramentas tecnológicas que entreguem dados compilados para que você meça e gerencie mudanças no seu planejamento ou processo é atributo (des)classificatório quando se trata de Comércio Exterior. Não deixe isso de fora da conta.

Fornecedores confiáveis

Um fornecedor apenas será de sua confiança se ele fizer um bom serviço e se ele o fizer sempre. Não adianta entregar tudo certo de vez em quando, ou entregar apenas no início e depois cair no comodismo. Ou, ainda, cumprir com os requisitos apenas quando você está cobrando e acompanhando.

Agilidade no processo

De nada adianta o agente de cargas ter todos os adjetivos acima e fazer isso no dobro do tempo que se gostaria.

Manter boa visibilidade dos seus processos para que você possa cobrar do seu prestador de serviços a agilidade que você precisa é algo que você tem que considerar ao contratar fretes internacionais.

Custo

E, por fim, o custo. O fornecedor deve entregar tudo aquilo que você precisar por um preço acessível, que nem sempre será o mais barato (só de vez em quando e desde que sua empresa não exija que ele seja o mais competitivo e entregue todos os outros benefícios de acordo com a sua necessidade).

O custo não pode ser ignorado. Ele precisa estar sempre à vista, mas não como único fator determinante na escolha de um fornecedor para uma etapa do processo. Já que um preço baixo tende a entregar um serviço de baixa qualidade também.

Conclusão

Agora que você conhece todos os pontos importantes na hora de contratar fretes internacionais. Imagine uma ferramenta que compile esses dados, mostrando os pontos fortes e fracos de cada empresa, com a possibilidade de aplicar filtros nos pontos de atenção do seu processo e que facilite a vida de quem precisa escolher qual o melhor frete?

Entre em contato hoje mesmo com a Cheap2Ship e conheça a nossa solução!