Os benefícios da centralização de informações na logística está intimamente relacionada a velocidade do surgimento de novas tecnologias. O uso de e-mails, chats internos, aplicativos de mensagens, vídeo chamadas e até ligações telefônicas podem nos deixar perdidos quando falamos em centralização de informações. Segundo o infográfico Data Never Sleeps da Domo, a cada minuto do dia são compartilhadas mais de 41 milhões de mensagens via Whatsapp e mais de 1 milhão de pessoas realizam chamadas de vídeo.

Por isso, a centralização de informações na logística é importante para que se tenha um gerenciamento inteligente. Separamos os benefícios envolvidos na centralização de informações na logística nacional e internacional para você conferir:

1. VISIBILIDADE GERENCIAL DE INFORMAÇÕES

Por meio da centralização de informações e dados, é possível que haja a visualização facilitada de todas as informações primordiais. Permitindo assim, que haja visibilidade para gerenciar todos os dados necessários para uma análise precisa. Seja para entender as rotas de transporte, gestão de custos e gastos a mais com fretes que poderiam ser reduzidos, entender qual fornecedor melhor lhe atende e muitos outros dados.

A visibilidade gerencial de informações permite também, que possíveis erros sejam corridos e melhorias possam ser realizadas de forma rápida. Assim, a centralização de informações na logística permite que a otimização das operações seja mais eficiente.

Leia também: Como encontrar os melhores fornecedores de fretes?

2. ORGANIZAÇÃO E CONTROLE NAS SUAS OPERAÇÕES LOGÍSTICAS GERAM AGILIDADE

A organização e controle permite rápido acesso as informações e consequentemente geram agilidade na tomada de decisão. Por isso, centralizar as informações em um único espaço digital pode permitir maior otimização de tempo. É importante que esses dados e informações, sejam de fácil acesso, exista segurança no armazenamento e não gere um alto custo de investimento. Um modo de ter todos esses benefícios é o uso da tecnologia.

3. FACILIDADE EM GERAR RELATÓRIOS

Final do mês, fechamentos periódicos e confecção de relatórios nos fazem pensar por que não organizamos as informações de uma forma mais simples antes. A centralização de informações na logística, principalmente na cotação e negociação de fretes, é uma tarefa difícil uma vez que cada fornecedor tem um modelo e um canal diferente para responder a cotações de seus clientes.

Por isso, é importante ter as informações centralizadas para gerar facilidade em tarefas rotineiras, mas que caso sejam mal organizadas consequentemente levam mais tempo que o necessário.

4. OTIMIZAÇÃO DE TEMPO COM AUXÍLIO DA TECNOLOGIA

O tempo necessário para organizar, gerenciar e armazenar toda a informação de cotações de fretes pode tirar um tempo precioso. Assim, é importante utilizar a tecnologia como nossa aliada. Imagine cadastrar todos os seus fornecedores em uma única plataforma, ter visibilidade de todo o processo de negociação e ter acesso a relatórios organizados sem perder nenhuma informação? É possível com o uso da tecnologia. A Cheap2ship vem ajudando empresas a ter maior centralização de informações na logística e otimizando tempo operacional.

CONCLUSÃO

É importante que o mercado esteja em constante evolução e abrindo as portas para tecnologias que surgem para auxiliar. Assim, podemos concluir que existe uma série de benefícios da centralização de informações na logística nacional e internacional. A Cheap2ship permite que você negocie com seus fornecedores de confiança e ainda armazena todos os dados e gera relatórios inteligentes do seu processo de cotação e negociação de fretes, seja nacional ou internacional.