Melhores fornecedores de fretes

Como encontrar os melhores fornecedores de fretes?

Algumas dúvidas comuns para contratar os melhores fornecedores de fretes englobam perguntas como:

  • Como encontrar os melhores agentes de cargas?
  • Quantos agentes de cargas eu preciso ter em minha operação?
  • Qual a média de agentes que uma empresa tem em seu portfólio?

Para auxiliar com essas respostas, separamos cinco dicas de como encontrar os melhores fornecedores de frete.

1. Encontrando os melhores fornecedores de fretes do mercado:

Para encontrar os melhores fornecedores de fretes e tornar esse processo mais assertivo, uma dica é utilizar um Big Data de comércio exterior para pesquisar novos fornecedores. É importante buscar por agentes de cargas que já tenham clientes do mesmo segmento que o seu. A chance de você conseguir uma operação com serviço de maior qualidade e menor custo se torna muito maior quando há esses critérios. Além disso, procure por referências desses fornecedores, faça testes para validar o nível de serviço além do custo.

2. KPI de prestação de serviço para os melhores fornecedores de fretes:

Muitas empresas não costumam analisar métricas e indicativos, porém para encontrar os melhores fornecedores de frete é necessário mensurar mês a mês a qualidade do serviço de seus fornecedores. 

É possível mensurar por alguns indicativos: a carga chegou no prazo estimado, tempo de resposta após uma solicitação. Isso faz com que você passe a não negociar apenas pelo preço, mas também pelo atendimento, nível de serviço, disponibilidade entre outros fatores. No final das contas, uma vez que esses critérios não forem realizados, é possível trazer prejuízos para sua empresa.

3. Qual a quantidade mínima de agentes de cargas para cada cotação?

Não existe um número certo ou errado, mas no mercado entre as empresas de médio e grande porte, é possível traçar a média por cotações entre 5 a 8 fornecedores. Assim, é possível encontrar a melhor cotação de fretes.

Muitas vezes, para uma determinada rota, um fornecedor tem um contrato melhor com determinados armadores ou companhias aéreas, conseguindo os melhores custos. Por isso, ter em sua base uma média de fornecedores aumenta suas chances de conseguir melhores custos de forma significativa. É importante registrar os dados para que seja possível encontrar os melhores fornecedores de fretes.

4. Quando é a hora ideal de incluir novos fornecedores?

É necessário sempre ter em sua operação fornecedores de qualidade que atendam suas necessidades atuais. Quando um desses fornecedores deixa de lhe atender com maestria, é hora de abrir espaço para encontrar melhores fornecedores de fretes. Sempre é possível incluir novos fornecedores, é importante descobrir qual tipo de produto ou segmento eles são focados, quais rotas são as mais competitivas, pois isso lhe ajudará a ter uma operação cada vez melhor.

Leia também: Redução de custos: como fazer seus fornecedores abaixarem o preço

5. Existe um número máximo de fornecedores para ter em sua base?

Guardamos a dica mais importante para o último parágrafo. Ter uma operação com muitos fornecedores traz mais trabalho do que benefícios. Há um trabalho e uma demanda extra quando se tem muitos fornecedores na sua base, mas também quando se tem muito poucos isso pode fazer com que sua empresa acabe pagando mais caro.

Por isso, ter uma média boa e que não passe de 8 fornecedores para cada rota, pode trazer os melhores benefícios. Ao trabalhar com muitos fornecedores, com o tempo os que menos fecham com você deixarão de enviar propostas e posteriormente, se um dia você precisar eles podem não abrir mais as portas.

É importante trabalhar com uma média saudável, essa é uma dica essencial para encontrar os melhores fornecedores de frete e o principal, mantê-los.