Fretes Internacionais

Redução de custos: como fazer seus fornecedores abaixarem o preço

A redução de custos de fretes é a grande preocupação de muitos profissionais da área logística. Por isso, esse artigo traz 4 dicas para fazer com que os seus fornecedores reduzam custos nas operações de frete. Muitas vezes buscamos ideias como convencer nossos fornecedores a baixarem os preços, mas com algumas dicas que separamos neste artigo, baseado na metodologia que usamos na plataforma da Cheap2ship, é possível fazer com que os próprios fornecedores melhorem seus preços.

Confere as dicas que separamos:

COMPARAÇÃO DE PREÇOS PARA REDUÇÃO DE CUSTOS

Antes de tudo, é importante que você tenha um parâmetro de mercado para que seja possível comparar se o fornecedor está cobrando muito em cima do frete. Assim você consegue ter uma noção do preço médio de mercado e negociar com ele baseado em valores reais.

Depois de solicitar, no mínimo, de 3 a 5 orçamentos, você consegue ter uma ideia do preço médio de mercado. Então vem a segunda parte:

COMO ARGUMENTAR PARA REDUZIR CUSTOS

Depois de ter uma noção dos preços médios, é possível negociar uma possível redução de custo com base nos preços que você já pesquisou. A argumentação pode ser a chave para o seu fornecedor entender o seu lado.

Leia também: motivos para comparar preços em operações de fretes.

É importante reunir mais argumentos válidos e não somente a comparação de preços que você fez. Tenha argumentos válidos e combine-os ao orçamento médio do mercado, assim o fornecedor entenderá que você não busca apenas preço, mas também qualidade de serviço.

FORNECEDORES DE CONFIANÇA É SINÔNIMO DE REDUÇÃO DE CUSTOS

Além de buscar um preço competitivo, é imprescindível a busca por qualidade de serviço. Trabalhar com fornecedores que você sente confiança ou já tem um histórico de constância pode ajudar a reduzir os custos, sem perder qualidade de serviço.

Por isso, ser honesto com o fornecedor que há outros fornecedores de confiança, assim como ele, é esclarecer que você não busca somente preço, mas que isso pode sim ajudar você a decidir. Ele vai considerar novamente!

TECNOLOGIA É CHAVE CERTA PARA A REDUÇÃO DE CUSTOS

Depois de todos esses passos, é possível sim que haja uma redução. Porém, há mais uma alternativa que pode ajudar você a reduzir os custos de seus fretes: a tecnologia. Hoje, a plataforma da Cheap2ship trabalha transformando toda a negociação, realizada em diversas planilhas, ligações e e-mails em somente um canal digital e integrado diretamente com os fornecedores que você já trabalha.

Assim, ao lançar uma cotação seus fornecedores de escolha são avisados que tem um tempo determinado para responder. Caso o preço deles esteja alto, ele receberá um aviso que ele não deu a melhor proposta e poderá refazê-la. Gerando assim, uma redução de custos sem desgaste de negociação e relacionamento.

Redução de custos

A imagem acima, mostra a redução obtida em cada cotação de clientes reais.

Confira aqui nossa solução para redução de custos

CONCLUSÃO

As negociações, normalmente, têm interesses de duas partes envolvidas e para que haja uma solução viável, sempre haverá argumentação, pesquisa e uma ou as vezes as duas partes terão que ceder um pouco. Porém, fazer essa negociação de forma lógica e muitas vezes tecnológica, facilita o trabalho, otimiza o tempo envolvido das partes e torna o processo de redução de custos mais transparente.