A inovação e a constante busca por saídas tecnológicas nos preparam para os diversos cenários que envolvem as empresas e organizações. Nos preparando assim para qualquer mudança de cenário ou crise que possa ocorrer, além disso, estando à frente de diversas empresas do setor onde está inserida, no caso deste artigo das empresas que realizam processos logísticos, de comércio exterior.

Muitas pessoas crêem que o futuro da era digital ainda estar por vir, porém o futuro já chegou. Isso porque não se trata mais de algo que vai acontecer, a digitalização dos processos já está ativa e é questão de tempo até tudo se tornar digital. Empresas que operam com suas planilhas de excel super desenvolvidas, contato telefônico para resolver algo que ela mesma poderia fazer acessando um portal web ou até mesmo trocas de e-mails excessivas muitas vezes desnecessárias, trazem uma perda de tempo que não era necessária e  criam gargalos que hoje empresas como as startups já estão resolvendo de forma inovadora. Isso faz com que pessoas que antes trabalhavam 8 horas por dia e rendiam apenas 4 hora, passem a ficar mais perto da produtividade um do outro, isso tudo por meio da digitalização de processos.

Mas nem tudo está perdido, felizmente nos últimos anos milhares de empresas brasileiras vêm buscando inovar, principalmente na área de comércio exterior, logística e supply chain. Ter um processo enxuto tem ajudados as empresas a economizar dinheiro e dar mais transparência aos processos internos e externos, tornando as empresas mais lucrativas e com melhor desempenho operacional.

Por isso, compartilhamos quatro startups de maior destaque na área de comércio exterior, logística e supply chain que tem ajudado as empresas brasileiras a melhorarem seu processos trazendo mais agilidade ao seu dia a dia.

Jetta Cargo

O JettaCargo, é um software desenvolvido com a finalidade de otimizar o uso de espaços de carga, gerando economia de espaço e portanto de recursos e potencializando, por exemplo, transportar mais mercadorias sem aumentar a frota. O software pode ser utilizado para a montagem de cargas em um contêiner ou furgão ou até mesmo para fazer a montagem de mercadorias e caixas em cima de um palete.

O funcionamento do software é bastante simples e intuitivo e resume-se, basicamente, em lançar as cargas no sistema para que este calcule a posição ideal para cada mercadoria/caixa tendo em vista o melhor uso possível do espaço disponível.

Logcomex

O objetivo da Logcomex é promover previsibilidade e transparência na cadeia logística, realizando automação e integração entre os fornecedores, centralizando todas as informações dos provedores em uma única plataforma. Fazendo com que você possa acompanhar todos os embarques em tempo real, prospectar novos clientes e fornecedores. 

Melhor envio

É uma plataforma gratuita que desburocratiza o acesso a fretes mais baratos no last mile. Com sede em Pelotas, Rio Grande do Sul, o Melhor Envio possibilita aos e-commerces acesso aos preços dos fretes dos Correios e de diversas transportadoras do Brasil. Na plataforma, é possível acompanhar o processo de entrega e de forma totalmente automatizada, abrir um pedido de indenização em caso de extravio. A startup tem contratos com transportadoras e por isso consegue garantir descontos que chegam até 75%. Hoje a Melhor Envio tem mais de 17 mil lojas virtuais cadastradas, que juntas somam mais de 200 mil fretes entregues.

Send4

Send4 é uma startup curitibana fundada em 2016 que ameniza o valor do frete para compradores online que se disporem a buscar o produto. É simples: depois de realizar uma compra na internet, em vez de pagar o valor cheio do frete, a Send4 oferece a opção do comprador ir retirar o produto pessoalmente em um dos locais parceiros do negócio, ou seja, em vez de entregar do ponto A até o ponto C, a startup entrega no ponto B e o usuário da plataforma paga menos para retirar em um dos pontos mais próximos a ele. A Send4 é uma facilitadora para os clientes que mesmo sem portaria ou residente em CEP restrito conseguirem comprar online com mais agilidade. Para os e-commerces a startup diminui custos logísticos porque minimiza ocorrências sem sucesso na entrega, além da facilidade de gerenciar o atendimento de trocas e devolução. A Send4 foi a vencedora do prêmio Start Me Up, em 2017, o maior evento de varejo da América Latina.