Quando falamos em compras, a maioria dos consumidores têm costume de comparar preços antes da tomada de decisão final, que é pagar pelo produto ou serviço. Então é plausível que essa mesma atitude seja seguida pelas empresas na hora de alguma compra ou contratação de serviços. Porém, por incrível que pareça, algumas empresas não realizam essa comparação. Seja por confiança no fornecedor, acomodação ou costume, o que pode ser um grande erro. Principalmente quando falamos sobre comparação de preços em serviços de transporte de cargas. Nesse artigo são abordados alguns motivos para essa comparação de preços entre seus agentes:

O PODER DO ARGUMENTO

Quando você possui apenas uma cotação ou contrato fechado, barganhar ou negociar com relação a esse valor se torna quase impossível. Você pede para seu fornecedor abaixar o valor, mas com que comparação? Nenhuma, pois você não possui outros valores para comparar a média do mercado e nem mesmo uma contraposta. Você se torna refém do preço estabelecido pelo seu fornecedor e você não tem argumento para negociar.

TRANSPARÊNCIA

A transparência se torna parte do processo quando há diferentes cotações para um mesmo serviço, pois assim podemos comparar preços sem que nada esteja camuflado, e muito mais que a comparação de preços: transparência em taxas, certificações e até mesmo rotas comerciais quando falamos sobre fretes nacionais e internacionais. Sendo assim, a transparência se torna um adjetivo quando falamos em comparação de fretes.

SAZONALIDADE

Outro motivo para comparar preços em processos de contratação de fretes e não ter somente um preço negociado ou apenas um fornecedor, é a sazonalidade do mercado. Questões geopolíticas, novas rotas e sazonalidade influenciam nos valores finais de cada processo, por isso quando há apenas uma cotação, essas variáveis podem se perder por negligência ou até mesmo falta de conhecimento do fornecedor. Tento mais opções, a possibilidade dessas variáveis influenciarem nos valores finais é maior.

INTELIGÊNCIA DE MERCADO

Por último, podemos citar a inteligência de mercado como um dos fatores para a comparação de preços em processos de negociação de fretes. Esse fator se dá puramente pela estratégia de possuir variadas cotações, visão de negociação e de mercado. Qual empresa não gosta de economizar? De possuir excelência em serviço? Já que isso vem refletido: seu fornecedor sabe que não é o único, então apresentará excelência em seu trabalho.